CuriosidadesMundo Animal

Essa parte branca da gema do ovo não é nada daquilo que você imaginava

0

Que tal um delicioso omelete no café da manhã? Você é daqueles que gosta de ovo? Acha que ovo combina com (quase) tudo? Então você também deve saber muita coisa sobre esse alimento, não? Algumas então, talvez você saiba o que é aquele “fio” branco que aparece, aquele que não é clara nem gema.

Muita gente tem “nojinho” e não come até que consegue tirar. Mas, saiba que essa parte do ovo, naturalmente, faz parte dele. E tem tantos nutrientes quanto. O nome dessa parte é “chalaza” (ou “calaza“), se trata de um fio esbranquiçado, e é uma parte da clara do ovo, como dissemos, possui as mesmas proteínas.

O que o diferencia da clara é seu aspecto físico, que é diferente por causa do processo de formação. Se você pegar um ovo agora e quebrar vai poder observar que a clara não é totalmente uniforme, ela possui partes mais “grossas” e partes mais “finas”, líquidas.

01

A professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), afirma que: “A chalaza é uma das partes da clara que funciona como uma âncora: ela vai de uma extremidade à outra da gema para mantê-la centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca e possa se romper”.

Ela é formada ao mesmo tempo que a gema, seu aspecto é derivado do caminho que percorre até o útero do animal e só depois é que a casca do ovo é formada. Sua principal função é manter a gema no centro do ovo, para que não se quebre.

Devemos lembrar que, antes de ser um alimento, o ovo é o que dá origem a certas espécies, então a gema, no momento, é um embrião que se formará. Sendo assim, a chalaza protege esse embrião para que ele cresça de maneira correta.

02

Os ovos que nós consumimos não são férteis, ou seja, não vão virar animaizinhos mas, a importância da chalaza nesse caso é a indicação de que o ovo não está velho. De acordo com a professora Cristiane,  “a gema, por exemplo, não pode chegar no consumidor já quebrada. Ela precisa estar íntegra, o que atesta a qualidade do ovo”.

Entendeu a importância desse fiozinho? Pois é, na próxima vez que for comer um ovo, não precisa ficar com “nojinho” porque ele é a mesma coisa que a clara. E, caso você não o veja na hora de comer, é melhor nem comer, porque, como vimos, é um indício de que o ovo está velho.

Agora, ainda pensando sobre ovos e galinhas, será que você sabe quem veio primeiro? Confira nossa matéria e descubra: Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? A ciência responde. Então pessoal, gostaram da matéria? Encontraram algum erro? Estão com dúvidas? Sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

15 soluções inesperadas para “pequenos” problemas do dia-a-dia

Matéria anterior

10 coisas que seu sogro tem vontade de te dizer, mas não tem coragem

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.