• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 religiões que existem e você nunca ouviu falar

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      10/11/17 às 14h14

Religiões estão conosco desde antes de Cristo. Muitas acabaram sendo apagadas ou até mesmo esquecidas com o passar do tempo, no entanto, outras foram a fonte de inspiração de religiões com o maior número de praticantes atualmente. A maior parte delas tem como princípio fundamental o monoteísmo (crença na existência de um único deus), mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que as religiões cultuavam vários deuses, fazendo-lhes as mais diversas oferendas.

Existem religiões para os mais diferentes tipos de crenças. É realmente difícil saber de fato, qual a relação espiritual entre o céu e a terra, mas também é algo bastante particular e que vai da religiosidade de cada um, que por sinal, merece total respeito. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 religiões que contam com poucos fiéis e que provavelmente, você nunca ouviu falar. Confere aí!

1 - Cheondoísmo

O Cheondoísmo teve origem a partir de uma rebelião camponesa que ocorreu no século 20. Trata-se de um movimento religioso coreano, de teologia monoteísta e panteísta. É baseado em outras religiões, a exemplo do xamanismo e budismo coreano, misturado ainda com determinados elementos do cristianismo. Tornou-se bastante popular na Coreia do Norte, sendo a principal religião por lá. Suas crenças dizem respeito a existência de Deus dentro de cada ser vivo, cabendo apenas a eles fazer com que a Terra se transforme em um paraíso.

2 - Mazdakismo

Fundada ainda no século VI antes de Cristo pelo reformista persa Mazdak, é daí que vem o nome do culto. Ele alegava ser um profeta, instituindo certos programas sociais e de bem-estar. Ele pregava que as formalidades religiosas fossem reduzidas, mas que as pessoas mantivessem a paz de espírito. Apesar de cultuar o pacifismo, muitos seguidores da religião invadiam haréns e palácios dos ricos, levando consigo objetos de alto valor, visto que acreditavam que todos tinham direitos iguais, independente de seus esforços.

3 - Asatru

O Asatru é apenas uma das religiões que se inspirou na antiga religião nórdica, que se baseava na fé politeísta e em diversos contos míticos. Eles acreditam que existem 4 entidades superiores, seguidos de vários "deuses menores". Os seguidores costumam viver em "Kindreds", que são comunidades relacionadas. Enquanto a religião de origem nórdica faria sacrifícios animais em oferenda aos deuses, os atuais adeptos oferecem a eles um tipo de vinho chamado mead, feito de mel.

4 - Eckankar

Fundada em 1965, pelo americano Jon Paul Twitchell, é uma religião que incide acerca de exercícios espirituais, de fé monoteísta e adoradora de um divino espírito chamado de Eck. Eles acreditam que a alma humana pode reencarnar inúmeras vezes, até que encontre sua libertação. É algo bem parecido com o que pregam outras religiões orientais. Pregam que só há desenvolvimento espiritual quando você pratica exercícios com sua mente, semelhantes com yoga, por exemplo. Somente desta forma o espírito seria capaz de entrar no mundo em que permaneceria em eterna paz.

5 - Zoroastrismo

Já ouviu falar nessa? Pode ser que já tenha escutado alguma vez na vida a respeito. É uma das antigas religiões iranianas, sendo considerada a primeira monoteísta do mundo. Atualmente, estima-se que possam existir até 2,6 milhões de seguidores da religião. Fundada no antigo Império Persa, pelo filósofo religioso Zoroaster. Os ideais do Zoroastrismo acabaram influenciando outras religiões bastante populares, a exemplo do judaísmo, islamismo e até mesmo o cristianismo. Pregam os bons pensamentos, boas ações e boas palavras.

6 - Igreja de Unificação

Se atribui a uma interpretação única e diferente do cristianismo. Fundada no ano de 1954, na Coreia do Sul, cerca de 3 milhões de fiéis louvam o suposto fundador da fé, Sun Myung Moon, respeitado como Messias, a quem atribuem uma doutrina que chamam de "Princípio Divino". Ela destaca a pluralidade da natureza, incluindo a união entre o masculino e feminino, que deve ser harmoniosa. Mais tarde, um dos principais objetivos da religião era criar "famílias verdadeiras".

Desta forma, começaram a acontecer casamentos em massa. Acreditam que a verdadeira felicidade apenas pode ser alcançada seguindo os princípios de Deus, constituindo uma "família perfeita a e sem pecados". Eles não falam sobre o que acontece depois da morte, no entanto, acreditam que apenas dessa forma é possível alcançar o reino de Deus.

7 - Falun Gong

É uma das religiões fundadas há pouco tempo. No ano de 1992, na China, ela surgia. Possui aproximadamente 3 milhões de praticantes que misturam elementos do taoismo, budismo, confucionismo e até mesmo do folclore local. Sua principal busca é conseguir alcançar a renovação espiritual e mental por meio de meditações.

Costumam praticar exercícios espirituais, na intenção de se livrar inclusive, de doenças físicas. Inicialmente, o governo chinês viu a religião como uma ameaça, fazendo críticas pesadas. Constantemente, estrangeiros também tendem a ridicularizar determinados princípios do Falun Gong, a exemplo da crença de que alienígenas controlam os maiores líderes do mundo.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam alguma das religiões mencionadas acima? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+