Curiosidades

7 sinais de que você é viciado em alguma substância química

0

Usar substâncias químicas, por mais atrativo que seja, é algo que todos sabemos que trarão algum malefício para o organismo, a curto ou longo prazo. E antes que os julgamentos comecem, estamos falando sobre (qualquer) tipo de substâncias, sejam lícitas ou ilícitas.

O álcool e o cigarro são as drogas (lícitas) mais consumidas, e foram consideradas durante muitos anos inofensivas à saúde. Esse tipo de substância é, normalmente, inserida na vida de uma pessoa através de eventos sociais, sejam eles com amigos, em festas e, muitas vezes, até com a própria família.

Se você é consumidor de qualquer tipo de substância química, ou conhece alguém que é, preste atenção na lista a seguir, pois essas atitudes podem indicar que você, ou quem conhece, é viciada e, ainda, ninguém percebeu.

1. Utilizar a substância por mais tempo que o planejado

Mandatory Credit: Photo by Jeff Blackler / Rex Features ( 1096103b ) Model Released - Young woman and alcopop drinks Various

Usando o exemplo da cerveja, se você vai ao bar com a intenção de beber uma cerveja e acaba por ficar mais tempo do que deveria, mesmo que sozinho, já é um indício de que você pode estar começando a se tornar uma pessoa viciada. Deixando claro que essa não é uma regra, apenas uma possibilidade.

2. Vontade ou falta de sucesso em tentar parar

02

Fumantes, sempre prometem que vão parar de fumar, e para que haja sucesso nessa tentativa é preciso que a força de vontade seja muito grande. Esse é apenas um dos exemplos. Nem todo mundo é assim, obviamente, mas a questão é que quaisquer tentativas, constantes e sem sucesso de parar de consumir algo é um dos sinais de vício.

3. Passa muito tempo comprando ou se recuperando

03

Você passa a maior parte da sua rotina comprando esses produtos, usando-os ou se recuperando dos efeitos que possam causar, tome cuidado, pois essa é uma das razões pelas quais você já pode se considerar uma pessoa viciada.

4. Deixa de socializar para poder usar a droga

04

Algumas drogas chamam a socialização, ou o inverso, mas outras fazem com que você se isole. E esses são os piores tipos que podem haver. Se você deixa de sair com as pessoas que gosta ou diminuir a frequência de atividades de lazer, etc., é mais um sinal de que o vício está tomando conta de você.

5. Apesar de saber que não deve, usa com frequência

Drug syringe and cooked heroin on spoon

Drug syringe and cooked heroin on spoon

Você sabe que faz mal, que não deve e mesmo assim volta a usar. Independentemente da quantidade, o que normalmente é grande, a frequência é que manda.

6. Precisa aumentar a dose para sentir prazer

06

A quantidade consumida já não é suficiente, por isso você começa a aumentar. E esse aumento ganha uma constância, é aumentado com uma certa frequência.

7. Quando diminui o uso, efeitos negativos físicos e psicológicos aparecem

07

Finalmente, você resolve parar de consumir a tal substância (isso acontece muito com remédios), ou tenta diminuir a dose. Só que os efeitos são contrários, ao invés de melhorar, você acaba piorando e sentindo efeitos físicos e psicológicos negativos.

Por mais que esses sinais pareçam óbvios, muitas pessoas não se atentam para eles. Principalmente quando se trata de si mesmos. As coisas que parecem “normais” ou “naturais”, na verdade não são. Esses são apenas alguns exemplos, claro que não absolutos, para ajudar aqueles que se interessam pelo assunto a conseguirem identificar características de pessoas que são viciadas.

Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

7 loiras que vão desmentir o ditado que elas são burras

Matéria anterior

7 tratamentos médicos do passado que te farão agradecer ao século XXI

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications