7 sinais que você está emocionalmente esgotado

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      01/06/18 às 15h43

Manter a saúde mental é uma das coisas mais difíceis de uma pessoa. O cansaço físico é mais simples de acabar, visto que uma boa noite de sono pode resolver. No entanto, o cansaço causa danos severos ao nosso psicológico. Um dia longo e estressante no trabalho combinados com uma casa em que você não consegue descansar seu psicológico e físico pode lhe deixar extremamente irritado. Esse esgotamento mental pode trazer muito risco para a nossa vida, inclusive a depressão e ansiedade. Existem métodos que nos comprovam se estamos ou não. Simples comportamentos diários podem deixar claro.

O presidente e CEO do Instituto de Pesquisa de Saúde mental do Royal, afiliado à Universidade de Ottawa, Dr. Merali explicou um pouco mais sobre esses comportamentos. Segundo ele, todos nós nascemos com serotonina, substância que se liga aos receptores cerebrais. Algumas pessoas tendem a ter mutações genéticas e nascem com os genes que produzem altos níveis do neurotransmissor. Dependendo de como você nasce, pode sofrer com mais estresse do que outras pessoas.

Pensando um pouco sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Listamos para vocês, caros leitores, alguns sinais de que você está emocionalmente esgotado. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

1 - Irritação

Segundo o Dr. Merali, a irritação e a depressão estão andando lado a lado. Uma pessoa que está indo bem na vida, sem estresse, não se preocupa com muita coisa. Logo ela não pesa sua cabeça ou cansa sua mente. Ele afirma que certos eventos ou lugares que causam estresse em uma pessoa pode fazer com que o seu emocional se esgote. Logo, um trabalho cansativo pode fazer mais mal do que você imagina.

2 - Falta de motivação

Estar desmotivado também ajuda muito no esgotamento mental. Segundo o Dr. Merali, se você é um velocista ou um corredor, por exemplo, não vai sentir vontade de praticar o esporte logo após acabar de competir em uma competição. Vai estar exausto. Ele diz que a mente funciona do mesmo jeito. Se você está muito cansado, vai ficar desmotivado e se estiver desmotivado, fica cansado mais fácil.

3 - Transtorno do sono

Segundo os especialistas, o transtorno de sono está fortemente ligado a depressão. Eles dizem que um sono desregulado pode fazer extremamente mal a saúde mental. Se a pessoa dorme muito ou dorme muito pouco, isso faz com que o seu corpo reaja mal. Ele ainda afirma que uma pessoa que toma medicamento antidepressivo deve ter o seu sono regulado para que não faça mal a sua saúde mental e nem ao seu corpo.

4 - Falta de paciência

Se você está constantemente sem paciência para as coisas, pode estar com o emocional esgotado. A irritação fácil pode estar fortemente ligada a depressão. Os médicos afirmam que as pessoas tendem a ficar mais irritadas com outras próximas quando estão sobrecarregadas e estressadas com a vida. Pequenas coisas podem se tornar grandes coisas e depois maiores. É assim que devemos ver o que não nos faz bem no dia-a-dia.

5 - Perda de apetite

O Dr. Merali explicou que o corpo tem alguns hormônios e neurotransmissores. Quando ficamos com fome, eles são produzidos no corpo. No entanto, quando estamos em um desequilíbrio, somos prejudicados e isso pode levar à falta de apetite. Especialistas afirmam que a falta de apetite pode estar ligada diretamente a depressão ou cansaço mental. Quando estamos passando por isso, tendemos a perder a vontade de fazer coisas simples, como comer.

6 - Tristeza

O Dr. Merali ainda disse que as pessoas tendem a ficar tristes quando estão deprimidas ou mentalmente cansadas. Elas não conseguem lidar com o estresse e ficam tristes consigo mesmas. Médicos dizem que as pessoas quando estão depressivas tendem a chorar até perder suas forças. Isso pode ser um impulso do cérebro para que gastem energia.

7 - Perda de concentração

Segundo especialistas, uma pessoa com o emocional cansado tendem a perder a concentração. É como pegar um panfleto e olhar apenas o produto do centro e jogar fora em seguida. Essas pessoas podem também se isolar do mundo e das outras pessoas. Conversar com essas pessoas pode ser a melhor forma de ajudá-la de acordo com o Dr. Merali.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Via   Providr  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+