• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 subgêneros de filmes de terror mais estranhos que existem

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      18/07/19 às 19h13

Uma das emoções humanas mais antigas está estritamente vinculada com o medo e a morte. Estes temores estão intrínsecos nas pessoas desde o início do tempo. Foi o medo que iniciou os fundamentos da fé e da religião, no sentido de afastar o que nos causa repúdio. A cada fenômeno inexplicável, tendemos a personificar aspectos humanos ou desumanos, associando habilidades sobrenaturais com poderes místicos. E como a imaginação não tem limites, uma ampla escala de personagens arquetípicos foram criados. Temos as figuras de deuses, demônios, fantasmas, espíritos, aberrações, monstros e/ou vilões que nos aterrorizam mais do que gostaríamos. Assim, diversas histórias e lendas começaram a se espalhar em torno deles. Além disso, uma infinidade de narrativas foram destrinchadas do gênero de terror. Algumas, inclusive, mais bizarras do que a maioria. Está preparado? Preparamos uma lista com 7 subgêneros de filmes de terror mais estranhos que existem.

Apesar do desenvolvimento da ciência, esses arquétipos e lendas ainda estão sendo usadas na literatura e outros ramos da arte. Três gêneros são baseados no medo e na imaginação: ficção científica, fantasia e horror. Juntos, formam um chamado triângulo fantástico que dá lugar para diversos outros subgêneros.

1- Horror Visceral

Segundo a estudiosa Viktória Prohászková, o horror visceral é o mais chocante e perturbador de todos os subgêneros. Está sempre permeado por sangue e toques extremos de brutalidade. Representa as formas mais repugnantes e mais perversas de assassinato, massacre e mutilação de seres humanos. Alguns exemplos: The Texas Chainsaw Massacre (1974), Saw (2004), Hostel (2005) e os trabalhos de Jack Ketchum.

2- Horror Corporal de David Cronenberg

David Cronenberg, um subversivo cineasta canadense, é conhecido por extrapolar as linhas entre o horror sexual e "corporal" (Body Horror). Seus temas geralmente convergem em mutação e infecção. O primeiro trabalho do cineasta foi Shivers (1975), também conhecido como They Came From Within/The Parasite Murders.

De acordo com a sinopse da história, um grupo de ocupantes de apartamentos de Montreal se vê dentro de uma onda de sexo e violência permissiva. Tudo isso depois das pessoas se infectarem com parasitas fálicos e viscosos - uma metáfora para a propagação do vírus da Aids. Esse é um dos subgêneros de filmes de terror mais estranhos que existem.

3- Trash

É o subgênero do absurdo, que geralmente traz cenas escrachadas de violência. Alguns são propositalmente ruins ou tornam-se em razão do baixo orçamento. Muitos diretores consagrados começaram com esses tipos de filme. Temos como exemplo: Peter Jackson, Sam Raimi e Ed Wood. Se você gosta de filmes de terror com certo cunho humorístico, provavelmente se deliciará com o estranho trash.

4- Cachorros malditos

Nos anos 1970, a raiva canina era mais aterrorizante do que o aquecimento global e guerras nucleares. Todo mundo se amedrontava com a simples possibilidade e, por isso, o subgênero funcionou tão bem. The Mad Death é um exemplo claro de filme que utiliza da premissa sobre cães raivosos. Por vezes, a raiva canina era simplesmente substituída por cães malignos sem justa causa. Esse é um dos subgêneros de filmes de terror mais estranhos que existem.

5- Monstros do pântano

Os monstros do pântano representavam o desconhecido temor de tempos passados, quando as pessoas viviam perto de pântanos, florestas ou riachos lamacentos. Elas temiam que algum tipo de criatura visceral pudesse estar à espreita. Uma vida inteira de traumas, provavelmente, produziu alguns pesadelos vívidos. No entanto, hoje em dia, a maioria de nós vive nos subúrbios ou cidades. Por isso, esse tipo de subgênero foi caindo em desuso.

6- Carros mortais

Carros antigos constituíam um gênero sólido de filmes durante uma época. Eles tomavam o lugar dos vilões da história. O público nos anos 70 e 80 era constantemente aterrorizado pelo caos promovido pelos veículos. Isso porque os acidentes de trânsito atingiram o pico ao longo desses períodos.

Ademais, os cintos de segurança não se tornaram comuns até o ano de 1968. Antes disso, você tinha que dirigir com um pé de coelho no espelho retrovisor, porque a sorte era a única coisa que podia lhe salvar. Esse é um dos subgêneros de filmes de terror mais estranhos que existem.

7- Monstros radiativos

Por um curto período de tempo, a tendência mais bizarra no horror tinha a ver com os efeitos radiativos. The Amazing Colossal Man e Attack Of The 50 Foot Woman representavam o medo causado pela Era Atômica dos anos 1950. Inclusive, "O Incrível Hulk" e "O Homem-Formiga" vieram desta época. Esse receio também deu origem ao Godzilla, um monstro que foi feito de radioatividade.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+