• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tecnologias que farão parte do dia a dia dos nossos netos

POR Isabela Araujo    EM Ciência e Tecnologia      09/07/18 às 14h36

A taxa de avanço tecnológico cresce exponencialmente. Nos próximos trinta anos grandes mudanças acontecerão na história da humanidade. Acompanhamos a criação dos computadores pessoais, o surgimento dos celulares e a incrível transformação da Internet. Quando menos esperamos, o que parecia ser apenas obras de ficção se torna realidade graças a tecnologia.

De fato, nossos netos viverão grandes avanços da tecnologia. O que hoje parece ser impossível existir para nós, será extremamente comum na vida deles. Desde carros sem motorista até celulares implantáveis. Muitas mudanças que hoje estão sendo planejadas, serão concretizadas em cerca de 30 anos. Separamos algumas das principais previsões.

1. Ascensão da energia solar

A existência da energia solar não é novidade. O custo dos painéis solares está diminuindo com o passar dos anos e a tendência é que eles se tornem a nossa principal fonte de energia.  De acordo com pesquisas da Agência Internacional de Energia (IEA), até 2050 os painéis solares serão capazes de gerar 27% da energia total do mundo. Se a previsão se concretizar, cerca de 6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono poderão ser evitadas durante os anos.

 2. Diálogos com paredes inteligentes

O físico Michio Kio acredita que até 2038 a arquitetura dos espaços será completamente modificada. As paredes farão parte dessa grande evolução pois se tornarão verdadeiras extensões de nossos corpos. De acordo com Kio, seremos capazes de projetar nossos smartphones, laptops, notebooks e telas de TV em qualquer lugar. Qualquer informação solicitada poderá ser respondida através dos "papéis inteligentes".

3. Carros autônomos

Já imaginou sair de carro sem ter que se preocupar em dirigir Essa realidade parece estar um pouco distante, mas não para os nossos netos. Um carro autônomo é um automóvel autodirigido, que transforma o motorista em passageiro. A novidade deve chegar ao mercado na metade da próxima década. É difícil prever quando exatamente e até mesmo qual será a primeira montadora ou companhia a lançar o primeiro carro autônomo. Dizem muito por aí que será o "carro do Google", que, na verdade, é da Waymo.

4. Impressão em 3D

A impressão em 3D será um grande divisor de águas na vida de qualquer pessoa. Em 2038, será possível criar exatamente tudo o que imaginarmos como brinquedos, roupas, sapatos e joias através de uma simples impressão.

5. Conhecimento perfeito

É bem provável que nossos netos tenham acesso a um mundo de conhecimento perfeito. Através de diversos sensores que captarão dados em todos os lugares (carros autônomos, drones, sistemas de satélite, gadgets vestíveis, câmeras). Com estes recursos será possível saber tudo que desejarem, em qualquer lugar e a qualquer hora. A alta velocidade da internet será um fator muito importante para o acesso a esse conhecimento.

6. Inteligência artificial a favor do envelhecimento

O processo de envelhecimento poderá retardado através da inteligência artificial. O Genoma, um código genético que possui toda a informação hereditária de um ser vivo, poderá ser comparado a outro. Deste modo, será possível identificar exatamente onde o envelhecimento ocorre, fazendo com que o mesmo seja erradicado.

 7. Celular implantável

O celular implantável é basicamente um chip capaz de monitorar vários dados de seu usuário, permitindo que o indivíduo se comunique através de ondas cerebrais ou sinais verbais. O dispositivo funciona da seguinte forma: dois pequenos tubos são ligados a partir do dispositivo implantado para uma artéria e uma veia.  A fonte de energia do chip é a mesma para todos os componentes biológicos do corpo.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+