Entretenimento

Essa é a razão pela qual os casais se separam, de acordo com a ciência

0

Existem vários motivos que podem te manter num relacionamento ou pensar em terminá-lo, mas quem já passou pelo momento da dúvida sabe que a decisão pode ser muito mais subjetiva e complicada do que parece.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah (Estados Unidos), em colaboração com especialistas da Universidade de Toronto (Canadá), examinado os motivos por trás do complexo processo de tomada de decisões.

Os resultados apresentaram informações valiosas sobre o valor da satisfação das relações e nossas escolhas no momento de decidir pelo fim ou prosseguimento da relação.

O experimento foi dividido em duas fases. A primeira delas contou com uma amostra variada de participantes que receberam perguntas abertas sobre os motivos pelos quais eles continuariam ou terminaram um relacionamento. No total, haviam três grupos entrevistados: dois grupos de cerca de 135 estudantes de graduação e um terceiro grupo de mecânicos que estavam considerando se deviam ou não terminar seus relacionamentos.

Os pesquisadores criaram um esquema de códigos de acordo com os motivos apontados pelos voluntários, assim como uma categoria adicional para as respostas ambíguas. Isso levou a um total de 27 razões diferentes para manter um relacionamento e 23 razões para colocar um fim a ele.

Na segunda fase do estudo, os pesquisadores utilizaram os motivos para elaborar um questionário que foi aplicado a outro grupo de participantes. Esses voluntários também estavam passando por um momento de dúvida sobre a permanência ou abandono de uma relação de média de dois anos de duração, para namorados e namoradas, ou nove anos, se fossem casados.

As duas fases do estudo confirmaram que, em geral, os participantes apontavam o mesmo número de prós e contras antes de tomar uma decisão. As principais razão para continuar o relacionamento envolvem conexão emocional ou sentimento de compromisso e obrigação com a família.

Por outro lado, as principais razões para términos citavam a personalidade do parceiro, problemas de confiança ou falta de apoio e sentimento duradouro. As razões para terminar a relação foram bem semelhantes entre os dois grupos, fossem casados ou namorados. Apesar disso, os motivos apontados para prosseguimento foram diferentes entre eles.

Os casais que estavam junto há menos tempo pareciam se concentrar mais nos fatores positivos, como traços de personalidade admiráveis no parceiro, proximidade afetiva ou prazer agregado por conta da relação. Já os casados, por outro lado, focavam mais em limitações, como investimentos feitos em casal, problemas logísticos, obrigações familiares e medo de incerteza.

Em todos os grupos, aproximadamente 50% dos participantes apontaram um número equilibrado de razões para continuar ou deixar um relacionamento, o que indica que a confusão nesse momento é uma experiência muito comum.

“O que mais me chamou a tenção foi como as pessoas se sentem em suas relações. Elas se sentem despedaçadas porque terminar pode ser uma decisão muito difícil. Nós podemos observar as relações de fora e dizer ‘você tem alguns problemas sem resolução, então é melhor terminar’, mas ver isso de dentro é muito difícil, e quanto mais tempo você passar numa relação, mais difícil se torna”, explicou Samantha Joel, líder do trabalho.

“A maioria das pesquisas sobre términos têm sido previsível, tentando dizer se um casal deve permanecer junto ou não, mas nós não sabemos muito sobre esse processo de decisão. Seres humanos se apaixonam por um motivo”, completa.

Com tanto equilíbrio, talvez você deva focar nos sinais que você encontrou seu par ideal para te ajudar nessa decisão e tentar fugir um pouco da confusão. Descubra quais são esses sinais numa matéria especial.

Conte para a gente o que achou e não deixe de compartilhar o texto!

5 efeitos especiais tão bons que parecem extremamente reais

Artigo anterior

Por que os chineses estão querendo aprender a falar português?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido