• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vezes que pessoas resolveram dar mais uma chance para o nosso planeta

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      13/12/18 às 15h45

O planeta Terra existe há vários bilhões de anos, e sempre esteve exposto à perigos e às mais diversas ameaças. Além disso, com o passar do tempo, acúmulo de problemas e ação humana na natureza, o mundo está sob a mira de vários problemas. E se existe uma grande massa que não consegue notar isso, existe uma outra parcela que está caindo em si. Cada vez mais pessoas despertam para os problemas do planeta.

Ainda assim, até mesmo algumas pessoas que perceberam os problemas do mundo, acabam não fazendo nada em relação a isso. Elas são totalmente passivas, e apenas observam o caos a sua volta. Ainda assim, existem pessoas que estão tentando salvar o planeta, mesmo que seja com atitudes aparentemente pequenas. Até deixar de usar um canudinho, pode salvar a vida de muitas tartarugas. O que importa é que listamos 7 vezes em que pessoas resolveram dar mais uma chance para o nosso planeta.

1 - Limpando a praia para tartarugas

Algumas praias em Mumbai, na Índia, eram um berço para tartarugas, porém um berço que estava cheio de lixo humano. Isso dificultou e muito a vida das tartarugas, até que Afroz Shah se instalou nas proximidades e, lentamente, começou a coletar o lixo, enquanto voluntários o apoiavam. Eles tiraram 5 mil toneladas de lixo, sendo considerado pela ONU a maior limpeza de praia já feita.

Após 20 anos naquela situação precária, as tartarugas voltaram àquela praia, onde 100 novas tartaruguinhas nasceram.

2 - Chistomen de Chelyabinsk

Chistomen de Chelyabinsk é um homem que, literalmente, deu uma segunda chance ao planeta. Ele faz a limpeza de vários parques e florestas. A atividade do holandês foi notada quando fizeram um filme sobre ele, e seus seguidores. O homem, que chega a coletar 28 sacos de lixo em uma hora, tem o seguinte lema: "A limpeza não é difícil, não é difícil e, o mais importante, não se envergonha!".

3 - Poços de água para a África

Kurt Dahlin foi à Malauí, na África, em 1994, e ficou impressionado como eles lutavam por um copo de água, mesmo que fosse suja. Quando o homem viu cenas do tipo, resolveu que precisava ajudá-los. Para isso, ele criou o primeiro poço de água para a comunidade.

Durante os primeiros 4 anos do projeto, foi fornecida água para 26 mil pessoas. Após 10 anos, 76 poços já estavam funcionando. Atualmente, cerca de 300 mil pessoas já receberam fontes de água permanentes na África.

4 - Cidade ecológica

No Mediterrâneo, existe uma cidade ecológica - a única na região. Em uma área de 110 hectares, existe o espaço residencial, um complexo de entretenimento, uma casa comercial, um centro de saúde, uma zona verde e uma vista para o mar. Há trabalhos e acesso à educação, inclusive, um centro de pesquisa e ciência. Além disso, os sistemas de abastecimento da cidade são todos dotados de inteligência para preservar a natureza.

5 - Tirando plástico do mar

No Oceano Pacifico, existe mais de 100 toneladas de plástico contaminando tudo, e longe de desaparecerem. Um dos melhores método de eliminar a Grande Lata do Lixo do Pacífico foi proposta pelo jovem inventor Boyan Slat há seis anos. Ele melhorou o projeto e sua implementação começou este ano. Ele faz barreiras gigantes no oceano que conseguem recolher até 50% do plástico.

6 - Restaurante mais verde do mundo

A Califórnia é campeã em restaurantes ecológicos pelo mundo, podendo ser até mesmo o maior do mundo. Premiado com quatros estrelas, ele possui painéis solares na forma de "girassóis" giratórios. Vegetais e frutas são cultivados em uma escola próxima e, em 15 anos, muitos dos alimentos de origem animal foram substituídos por produtos vegetais, a fim de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

7 - Drones para salvar as florestas

O desmatamento é uma das principais ameaças ao planeta. Por isso, várias empresas procuram achar soluções para salvar os pulmões do planeta, entre elas, as mais bem sucedidas são as startups que colocam drones em ação. Além de usarem as máquinas para plantio, também fazem reconhecimento de território. Entre as mais utilizadas, está o drone "Robin", que pode plantar 1 hectare em 18 minutos e contar 100 mil árvores por dia. Na primeira etapa, o projeto da British BioCarbon Engineering estabeleceu a meta de plantar 500 bilhões de árvores até 2050 para combater o desmatamento.

E aí, o que achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que já está pensando na forma que irá dar uma segunda chance para a sua casa, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Adme  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+