• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 temas que podem cair na redação do ENEM

POR Mateus Graff    EM Entretenimento      03/11/17 às 13h24

Não é de hoje que as instituições de ensino superior adotam a nota do Enem como processo seletivo dos alunos. Sendo assim, se sair bem pode ser fundamental para quem deseja ingressar em uma faculdade. Tirar uma boa nota na redação do Enem também é importante, já que ela é uma das competências exigidas pelo Exame Nacional de Ensino Médio.

Pois bem, nos últimos anos tivemos temas como "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" e "Publicidade infantil em questão no Brasil". Mas e esse ano, vocês tem ideia do que pode vir a cair na redação? Nós fizemos uma seleção de temas que podem cair, confiram:

1 - Ciberbullying

Um tema que causou sérias discussões em 2017. O seriado "13 Reasons Why" e o fenômeno Baleia Azul foram algumas portas que abriram discussões sobre o ciberbullying este ano. Usar esse tema seria a chance de abordar um tema que envolve educação e que está em pauta no país. Ah, para quem não sabe, o ciberbullying tem uma lei específica (lei 13.185/2015).

2 - Homofobia

Depois de alguns assuntos polêmicos como a "cura gay", por exemplo, não é de se espantar que esse tema caia na redação. Temas associados a homofobia tem chances de serem abordados principalmente por estarem sendo tratados na novela da Globo, "A Força do Querer", que tem um personagem transexual e pela proposta envolvendo a criminalização da homofobia, que não foi homologada pelo Senado até então.

3 - Meio ambiente

A saída dos Estados do Acordo de Paris sobre o aquecimento global e o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana foram alguns acontecimentos que pode fazer com tal assunto seja tema da redação do Enem 2017. Entre outros fatores, esse e outros temas ligados ao meio ambiente tem grandes chances de aparecerem na redação desse ano. Desmatamento, poluição urbana e geração de energia são assuntos que tem chances de cair na redação.

4 - Qualidade de vida e mobilidade urbana

Não poderíamos deixar esse tema de fora dessa lista. Diante de cidades "supitando" pessoas e da PLC 28 sendo votava para regulamentação de aplicativos como Uber, 99 e Cabify. O crescimento da população nos grandes polos urbanos, os serviços de trasportes públicos precários em todo o paí pode ser temas abordados nessa área.

5 - Pessoas com deficiência

Não podemos negar que a tendência do Enem de tratar assuntos relacionados a minorias existe, certo? Para vocês terem uma ideia, em 2015 teve o tema violência contra a mulher, em 2016 intolerância religiosa e o racismo. Sendo assim, não podemos descartar a ideia de que um dos temas a serem abordados pode ser sobre pessoas com deficiência. Pontos de vista de acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho pode ser ideias abordadas.

6 - Família no século 21

O conceito de família vem ganhando muita visibilidade nos últimos tempos. Hoje em dia, a família tradicional, composta por pai e mãe, hoje divide espaço com mães que optam pela produção independente, casais homoafetivos e até crianças que são criadas por avós. Depois dos direitos conquistados por casais homoafetivos, muito se discute sobre a família tradicional brasileira e conservadorismo.

7 - Preconceito racial

Um tema que parece estar presente na mídia com muita frequência, gerando grandes debates. Bom, como já aconteceu várias vezes no Brasil, um dos temas tratados pode ser a relação entre o preconceito e o esporte. Mas também pode ser abordado sobre o preconceito no cotidiano, as causas e as possíveis soluções.

E aí, caros amigos, sabem de mais algum tema que pode cair na redação do Enem 2017? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+