• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tendências tecnológicas incríveis de 100 anos atrás

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      24/11/17 às 13h57

Você já deve ter percebido que a cada dia que se passa, estamos ainda mais perto de uma 4ª Revolução Industrial. Falamos um pouquinho sobre o assunto e você pode conferir clicando aqui. A questão é que novas tendências tecnológicas surgem todos os dias e já falamos sobre as possibilidades da inteligência artificial ter "vida própria". É algo até difícil de processar, mas com a velocidade que as coisas vem acontecendo, não será estranho se algo semelhante acontecer de fato.

Mas pare um pouco pra pensar... Há 100 anos atrás é provável que esse tipo de tecnologia nem passasse pela cabeça de ninguém. O boom da época estava relacionado à descoberta da engenharia elétrica. Foi nessa época que surgiram os principais equipamentos elétricos que consideramos indispensáveis. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo, 7 tendências tecnológicas que eram realmente incríveis há 100 anos atrás. Confere aí!

1 - O início dos aparelhos elétricos

 

Durante os primeiros anos do século 20, finalmente as pessoas começavam a se aproveitar de todas as descobertas acerca da eletricidade, feitas no século anterior. Por volta de 1910, até mesmo as pessoas com menores condições começavam a se adaptar e se conectar com novas tendências tecnológicas. Os aparelhos elétricos passavam a ser prioridade dentro das casas, e os moradores investiram muito em objetos do tipo.

2 - Geladeiras e freezers

 

Antes da refrigeração mecânica, as pessoas utilizava de outros métodos para resfriar seus alimentos. Dentre eles, podemos citar o uso de neve e gelo durante o processo. Para que você tenha noção, as primeiras adegas para resfriar comida eram apenas buracos no chão, alinhados com madeira ou palha e cheios de neve. No entanto, tudo mudou com o surgimento de geladeiras e freezer... As pessoas ficaram impressionados com essa tecnologia e em pouco tempo, se transformou em uma das maiores tendências da época.

3 - Telefones

 

O telefone foi mais uma das novidades de 1910, algo que mais tarde, se transformaria em uma das maiores tendências tecnológicas. Pouco tempo depois, milhares de lares americanos já possuíam o aparelho em casa. Quem ainda não tinha, precisava continuar com os tradicionais métodos de comunicação, baseados em papel e caneta. Embora as ligações já fossem possíveis, a tecnologia ainda era muito pequena e as transmissões regulares estavam longe de acontecer.

4 - Dirigíveis

 

Uma das maiores tendências nos primeiros anos do século 20 eram os dirigíveis. Uma espécie de veículo aéreo que na época se tornou muito conhecido. Principalmente após o histórico voo de Zeppelin e dos irmãos Wright, no ano de 1903. As pessoas ficaram realmente maravilhadas com a possibilidade de voar, mesmo que com a ajuda de equipamentos.

5 - Interruptor de luz

 

Enquanto nossas maiores tendências atualmente giram em torno de assuntos sobre a inteligência artificial por exemplo, no ano de 1917 era muito diferente. As pessoas ainda estavam se acostumando com todas as possibilidades que a eletricidade poderia fornecer. Na época, a maior invenção tecnológica era de fato, o interruptor de luz.

6 - Modelo T

 

No ano de 1908, uma das tendências mas revolucionárias do mundo seria lançada. Em Detroit, no Michigan, Henry Ford lançava seu Modelo T. Nessa época, a indústria automobilística passou por transformações gigantes, alterando para sempre o conceito que se tinha de mobilidade urbana. No ano de 1924, o veículo já tinha produção em massa e era vendido a um valor relativamente acessível.

7 - Lâmpadas de neon

No período que compreendeu o ano de 1910, a química também teve papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias. No dia '9 de janeiro de 1915, o químico, físico e inventor Georges Claude, patenteia o tubo de iluminação de neon. A manipulação dos gases foi um grande avanço para que a invenção pudesse acontecer. Desta forma, o químico possibilitou até mesmo a reinvenção da publicidade, que passou a utilizar tal tecnologia.

E então pessoal, o que acharam? Muita coisa realmente mudou de lá pra cá, não é mesmo? Atualmente, as tendências tecnológicas são bem diferentes... Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+