Ciência e Tecnologia

7 teorias científicas antigas que acabaram sendo desmentidas

0

Uma das melhores coisas sobre a ciência é o poder que ela tem de provar que alguma coisa está errada. Imaginem quantas e quantas teorias surgiram no passado e caso não fosse a ciência, provavelmente estaríamos acreditando nelas até hoje? Mas até tais teorias serem desmentidas por cientistas muita água rolou. Mas que teorias absurdas são essas que as pessoas acreditavam?

Nós resolvemos trazer para os nossos leitores algumas das ideias que foram acreditadas por muito tempo. Seja envolvendo o universo, a geração de uma vida ou mesmo o fogo. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 teorias científicas antigas que acabaram sendo desmentidas:

1 – Fusão a frio

A fusão a frio é uma teoria sobre a reação da fusão nuclear que ocorre em condições de temperatura ambiente, em vez dos milhões de graus requeridos para reações da fusão do plasma. Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que era preciso energia extrema, bem como altas temperaturas para realizar um experimento nuclear. Na verdade, muitos pessoas acreditam nessa ideia até hoje.

2 – Universo estático

Antes da Teoria do Big Bang ser aceita, descobriu-se que o universo e seu tamanho não estavam mudando. Isso significava que o universo não aumentaria de tamanho e muito menos diminuiria. Para vocês terem uma ideia, até mesmo Albert Einstein acreditava nessa teoria. Mas essa ideia tinha certas lacunas que não poderiam ser explicadas, uma vez que não conseguiu explicar porque o universo não se tornou mais denso com a passagem do tempo. Hoje, o universo estático está entre os fatos científicos que foram provados falsos.

3 – Frenologia

Frenologia é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça. Isso só pode ser coisa que as pessoas acreditavam há muito tempo atrás. Os cientistas nunca acreditaram na frenologia. No entanto, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência.

4 – Teoria do flogisto

Essa teoria afirma que os corpos combustíveis possuem uma matéria chamada flogisto, liberada no ar durante os processos de combustão ou de calcinação. Acreditava-se que a queima só era possível por causa da existência desse elemento. Com o passar do tempo, os testes científicos descartaram essa teoria já que não explicava a queima de metais. O que substituiu essa teoria foi a oxidação.

5 – Teoria da expansão da Terra

A teoria da expansão da Terra é uma tentativa de se explicar a posição e movimento dos continentes sobre a superfície da Terra. Mas essa hipótese é mais um dos fatos científicos que foram comprovados serem errados. A verdade? Como todos vocês devem saber a explicação para isso é a teoria das placas tectônicas que explica os movimentos abaixo da Terra.

6 – Geração espontânea

Durante muito tempo, as pessoas acreditavam em uma possível formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica, de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas. Até os grandes pensadores achavam que uma vida podia brotar da lama, da terra ou quando algo era exposto à luz do Sol. Claramente, essa teoria foi considerada obsoleta e errada.

7 – Teoria do éter

A teoria do éter é o nome dado ao conjunto de ideias produzidas com o objetivo de dar um corpo coeso às teorias físicas existentes até então. Isso significa que, supostamente, o éter ajudava na emissão de luz por todo o universo. Era acreditado que a luz precisava de um meio de transporte para viajar de um lugar para outro. Muitos experimentos contradizem essa teoria, mas muitas pessoas continuaram a acreditar naquilo. Essa teoria foi gradualmente eliminada com o advento de teorias mais sofisticadas.

E você, conhecia todas essas teorias? Comente!

7 coisas que aconteceram entre A Lenda de Aang e A Lenda de Korra

Artigo anterior

Sasuke prova que é um excelente mentor em Boruto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido