7 teorias controversas sobre algumas das maiores questões do universo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      04/06/18 às 19h14

Os humanos, desde os primórdios, sempre questionaram tudo ao seu redor. E dessa forma não seria diferente com o espaço que habitamos no universo. No entanto, muitas questões ainda não foram completamente resolvidas ou compreendidas. Muita ainda há que ser descoberto pelos cientistas e pesquisadores.

Acredita-se que conhecemos cerca de apenas 5% de todo o universo conhecido, ou seja, todo restante é um abismo escuro e completamente desconhecido por nós. Muitas teorias já surgiram para tentar sanar nossas dúvidas. Mas, muito ainda há que se fazer para que um dia possamos verdadeiramente dizer que conhecemos nosso lar.

1 - Teoria da evolução

A Teoria da Evolução pela seleção natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russell Wallace resultou em uma grande controvérsia. Na verdade, mesmo após tanto tempo de sua apresentação, muitas pessoas ainda não aceitaram a evolução como Darwin sugeriu. Uma pesquisa realizada mostrou que cerca de 50% dos americanos entrevistados não acreditam na teoria de Darwin. E o criacionismo ainda é o principal meio, segundo eles, para evolução do homem.

2 - Biogênese

Algumas pessoas que se opõe a teoria da evolução de Darwin utilizam o argumento de que não se pode explicar a vida a partir da falta de vida. Uma vez que para evoluir primeiramente algo deve existir. Dessa forma chegamos até as células eucariontes e procariontes. Essa células teriam aparecido a cerca de meio bilhão de anos, seria umas formas primárias de vida na Terra.

3 - O Big Bang

O evento que teria dado vida a todo o universo como conhecemos pode não ter acontecido como imaginamos. De acordo com a famosa equação de Einstein, E=mc², todo o espaço foi criado de uma única vez. E não exatamente uma explosão a partir de um ponto único. As leis da física que conhecemos já estavam em ação nos primeiros segundos do universo, e a medida que a energia e a temperatura do primeiro universo reduziu, as partículas começaram a se formar e se atrair.

4 - O campo de Higgs

A luz nada mais é que uma onda eletromagnética. Quando se alcança a velocidade da luz, o tempo não tem significado. Por exemplo, O fóton que seus olhos capturam leva cerca de 8 minutos para viajar do sol até aqui e nossos olhos o captam como se tivesse acontecido instantaneamente. O campo de Higgs explica por que temos massa, por que as partículas interagem com cada uma delas e ajuda a explicar a dualidade entre onda e partícula.

5 - Gravidade

A gravidade é um efeito cumulativo do deslocamento do espaço-tempo causado pela matéria. A matéria existe no espaço-tempo, porém ela não pode ocupar o mesmo espaço. Assim, ela se condensa e se une, o que causa uma distorção no espaço ao seu redor. A medida que o espaço se expande em forma de onda, tudo ao seu redor reage como uma onda sendo puxada, causando uma reação em cadeia. Como uma pia, puxando todo o fluxo em direção ao ralo.

6 - Matéria escura

Não há muito disponível ainda sobre a matéria escura. Até onde se conhece, ela não interage com o campo eletromagnético, nem mesmo o absorve, emite ou interage com a luz ou qualquer outra onda eletromagnética. Segundo o que se acredita, se a teoria da gravidade estiver correta, há cerca de 26% a mais de matéria no universo do que podemos ver.

7 - Energia escura

A energia escura supostamente ocupa cerca de 68% do universo conhecido. Ela seria uma espécie de "força" em expansão que empurra as galáxias, enquanto a gravidade tenta agrupá-las. De alguma forma, essa energia está acelerando a expansão do universo e num futuro bem distante, talvez estejamos tão distantes que não sobrará nada além de um imenso vazio entre uma galáxia e outra.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+