• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 teorias da conspiração totalmente chocantes que acabaram sendo verdadeiras

POR Natália Pereira    EM História      03/05/18 às 14h22

Muitas coisas, aparentemente surreais, acabam passando por teorias da conspiração por fugirem daquilo que as pessoas acreditam estar dentro do possível. Mas, se tem uma coisa que as pessoas já deveriam ter percebido sobre o próprio ser humano é que eles são capazes de coisas horríveis. Além disso, grande parte dos horrores feitos pela humanidade acabam sendo destinados à pessoas, o que é ainda mais perturbador.

Infelizmente, não é difícil encontrar relatos de experimentos e projetos chocantes já realizados por pessoas no passado. E, se você parar para analisar alguns deles, provavelmente não demorará muito para deixar de duvidar da crueldade humana. Fazendo com que, com o tempo, grande parte das teorias da conspiração parem de parecer tão sem sentido. Afinal, muitas delas aconteceram de verdade, mesmo que a maioria das pessoas não saibam, e essas foram algumas delas.

1 - Bebidas envenenadas

Na década de 20, nos Estados Unidos, houve a famosa Lei Seca, na qual o consumo de álcool foi criminalizado. Mas, mesmo com a tomada dessa decisão, muitas pessoas acabaram ignorando a medida e fazendo o consumo de bebidas alcoólicas de forma ilegal. Por esse motivo, o governo acabou tendo que tomar medidas mais sérias para combater o problema. Resultando em coisas realmente absurdas como no envenenamento das bebidas.

Apesar do que fizeram parecer algo completamente surreal, o governo acabou realmente usando o veneno para para fazer com que as pessoas deixassem de consumir esse tipo de bebida. Isso acabou causando diversas mortes mas, de acordo com eles, seria algo menos prejudicial quando comparado as mortes causadas pelo consumo do álcool.

2 - Assassinato de Lincoln

Lincoln foi uma dos grandes presidentes dos Estados Unidos e dificilmente você encontrará alguém que não o conhece. Mas, a história do seu fim acabou sendo realmente trágica, sendo assassinado no Teatro Ford em 1865. Mas, o que nem todo mundo sabe é que a sua morte foi parte de uma conspiração que envolvia várias outras pessoas e que ele não era o único alvo. Aparentemente, o grupo contava com mais 10 conspiradores, e dentre os seus alvos estava o vice-presidente do país e o secretário do estado.

3 - John Lennon foi considerado uma ameaça nacional

John Lennon é indiscutivelmente uma grande influência musical desde sua época junto da banda mundialmente conhecida The Beatles. Contudo, por conta de seus ideias "anti-guerra" muitos o consideraram uma ameaça. Mas até que ponto isso poderia chegar? Pode até parecer uma "fake news", mas Lennon chegou a ser investigado pelo próprio FBI. Ele foi colocado sobe investigação pelo governo de Nixon e houveram tentativas de deporta-lo quando este foi para os Estados Unidos.

4 - Projeto MK ULTRA

Essa aqui soa como uma clássica teoria da conspiração, contudo, foi constado que o projeto Mkultra realmente aconteceu. Em 1953, ele teria sido aprovado pela própria CIA, e acabou abrindo as portas para o estudo dos "poderes e limites da mente", quando está era exposta a drogas como LSD. Todavia, o projeto foi considerado anti-ético pelo fato de muito das "cobaias" não estarem cientes que estavam sendo usadas por tais experimentos. O projeto foi fechado e a maioria das informações acabaram sendo apagadas.

5 - Projeto Sunshine

O projeto Sunshine foi um dos experimentos mais controversos dos Estados Unidos e acabou sendo conduzido por ele por volta da década de 1950. Ele consistia em pegar amostras de bebês e crianças que acabaram de morrer e usá-las para testar o efeito da radiação sobre eles. O maior problema em relação ao estudo foi que muitos cadáveres tiveram partes de seus corpos confiscadas sem o consentimento de sua família.

A maioria das famílias só descobria que seus entes queridos faziam parte do projeto quando percebiam que faltavam partes deles. Foram retiradas cerca de 900 amostrar e o experimento veio à público quando o presidente Clinton o classificou como antiético e exigiu que ele deixasse de ser um segredo.

6 - Operação Northwoods

Essa operação pode ser, sem dúvida, um dos projetos que mais danifica a "boa imagem" dos Estados Unidos. Isso porque, apesar das especulações sobre a possibilidade do país fazer 'sacrifícios' em prol de um 'bem maior' terem se mantido apenas como uma teoria da conspiração durante muito tempo, essa é uma grande prova de que isso já foi real, ou pelo menos cogitado. Quando a guerra contra Cuba não estava recebendo o apoio da população o governo acabou criando a Operação Northwoods.

Ela consistia em desenvolver ataques, como o sequestro de aviões, com vítimas e funerais falsos para poder culpar Cuba por eles. A operação foi rejeitada pelo presidente John Kennedy mas, quando foi à público, as pessoas começaram a se questionar sobre as prioridades do governo e a sua ideia de sacrifícios para o bem maior. Além disso, acreditasse que a ideia tenha sido mantida e realizada na época, apesar de em proporções menores.

7 - Recrutamento "esportivo"

Todos sabem o quão patrióticos os americanos podem ser, mas já se perguntou como isso é enfatizado para eles cotidianamente? E, o que eles poderiam amar tanto quanto a sua própria pátria? Bem, difícil negar que os esportes estão bem próximos dessa devoção e, por isso, acabaram sendo usados para incentivar ainda mais o amor pelo país. Se você tem o costume de ver futebol americano já deve ter percebido que, ao começo de cada jogo, eles tem o costume de estender a bandeira sobre o campo e cantar "The Star-Spangled Banner".

E, por mais que muitos não percebam, essa tradição tem um motivo escondido e tem sido patrocinada pelo Departamento de Defesa. Ela tem como objetivo espalhar o patriotismo entre os americanos e incentivá-los a se alistar às Forças Armadas. Para se ter uma ideia, em 2015, foi à público que o governo havia gastado milhões de dólares na NFL - uma liga esportiva, para a exibição de patriotismo.

Todas essas coisas, apesar de já terem passado por teorias da conspiração, se mostraram verdadeiras no final. E aí, já sabiam que elas eram verdadeiras? Comenta o que achou delas!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+