7 usos incomuns para banana que você nunca imaginou

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      05/06/18 às 15h15

A banana é uma fruta bastante comum em vários países pelo mundo, sendo uma das mais consumidas no Brasil. Por ser rica em cálcio, vitaminas, potássio, fibras e antioxidantes, garante diversos benefícios para quem tem o hábito de consumi-las frequentemente. No entanto, já reparou que as cascas costumam ter sempre o mesmo destino? Sim, o lixo!

Poucas são as pessoas que realmente dão alguma utilidade para elas... O que é um grande erro. Isso porque boa parte dos nutrientes da fruta está em sua casca! Dessa forma, você pode aproveitá-la em sua própria alimentação, ou ainda em tratamentos de beleza ou nos cuidados de sua casa, por exemplo. "Espera aí, como assim?" - você se pergunta. É exatamente isso!

A casca de banana pode ser bastante útil não apenas em sua alimentação, mas também em tantas outras atividades. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 usos incomuns para banana que você nunca imaginou. Confere aí!

1 - Ajudam a reduzir  acne

As cascas de banana são riquíssimas em nutrientes. Por possuírem vitamina C, E, e também zinco, potássio, ferro e manganês, elas são capazes de diminuir a inflamação da pele e reduzir o aparecimento de acnes em larga escala. Para conseguir isso, basta esfregar a casca de banana sobre a pele entre 5 a 10 minutos e em seguida, lavar a pele. O ideal é repetir o processo pelo menos 2 vezes por dia.

2 - Ajuda a reduzir as rugas

É normal que nossa pele perca firmeza e elasticidade ao longo do tempo, fazendo com que surjam as rugas faciais. Dessa forma, os antioxidantes presentes na banana, em conjunto com a vitamina C, ajudam a reduzir o aparecimento dessas tão temidas ruguinhas. Para isso, você pode esfregar a casca da fruta em seu rosto e deixá-la ali durante cerca de 30 minutos, antes de dormir, por exemplo. Em seguida, basta lavar e hidratar o rosto. O ideal é repetir o procedimento pelo menos 3 vezes por semana.

3 - Polir prata

Sabe quando você tem alguns artigos de prata, mas eles começam a perder o brilho ao longo do tempo? Pois bem, quando isso acontecer, basta passar o interior da casca de banana sobre a peça, que ajudará a limpar e devolver o brilho do material. Para facilitar e ser mais eficiente, você também pode colocar as cascas no liquidificador, adicionar meia xícara de água e bater tudo até que se transforme em uma mistura consistente. Então, basta esfregar na prata durante alguns minutos.

4 - Compostagem mais eficiente

Quando você adiciona cascas de banana em sua compostagem, ajuda a produzir mais cálcio, magnésio, fosfato, potássio, sódio, entre outros nutrientes, que atuam ajudando as plantas a se desenvolverem de foma mais saudável. Para isso, basta cortas as cascas em pedaços menores, enterrá-las sob a planta que você pretende fertilizar, e regar o local com a devida frequência, para que o processo seja eficiente.

5 - Amaciar a carne

Se você pretende deixar o bife mais suculento e macio, experimente adicionar algumas cascas de banana na assadeira ou no forno. Elas ajudam a carne a adquirir uma textura mais macia, sem contar que ainda dão aquele sabor a mais. Funciona como se fosse um cobertor para a carne, mantendo o cozimento, evitando a vaporização da umidade.

6 - Ajudam a aliviar coceiras na pele

Se você estiver enfrentando uma coceira sem limites, as cascas de banana podem ser ótimos remédios caseiros. Por conterem histamina, substância que atua nos processos de resposta imunológica, elas ajudam a aliviar essa sensação desconfortável. Basta aplicá-las sobre a área afetada, e deixá-las ali entre 10 a 15 minutos.

7 - Branquear os dentes

Quando as cascas de banana estão maduras, são ricas em potássio, que podem ajudar na redução de manchas dos dentes. Normalmente, essas manchas surgem ao longo do tempo após o alto consumo de certas bebidas, por exemplo. Para conseguir amenizar o problema, basta escovar bem os dentes e em seguida, esfregar o interior da banana na região por cerca de 2 minutos. Depois, basta escovar os dentes novamente e repetir o procedimento todos os dias.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+