Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 usos inusitados para a tequila

0

A tequila é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir da planta agave azul, originária da região de Tequila, cidade no estado de Jalisco (México). Existem 5 tipos de tequila: 1) branca, ou prata – engarrafada imediatamente ou em até 2 meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro; 2) jovem ou ouro – mistura da tequila prata com a descansada (reposado).

3) descansada – engarrafada após 2 meses, com menos de um ano de maturação em barris de carvalho; 4) velho (añejo) – envelhecida no mínimo de um ano de maturação, mas menos de 3 anos, em barris de carvalho pequenos; 5) extra velho (extra añejo) – envelhecido por pelo menos 3 anos, essa é uma categoria relativamente nova, estabelecida em 2006.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 7 usos inusitados para a tequila. Confira:

1 – Diamante sintético

Em 2008, um grupo de cientistas mexicanos descobriu que quando se aquece a tequila Blanco (conhecida no Brasil como Prata) com substrato de silício ou aço inoxidável, o resultado é a formação de fios de diamante. Esses fios podem ser usados em aplicações comerciais, como isoladores elétricos ou na criação de diamantes falsos.

2 – Energia alternativa

Em 2011, pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) sugeriram que um dia poderemos abastecer nossos carros com tequila. Eles identificarem o agave – planta da qual a tequila é produzida – como uma potencial fonte de biocombustível – sendo particularmente atraente, pois a própria planta não é consumida pelos seres humano, além de prosperar em climas desérticos.

3 – Auxilia na perda de peso

Com a promoção dos potenciais benefícios da planta agave, um deles é sua capacidade de ajudar a dissolver gorduras e reduzir o colesterol. A má notícia? É que essas propriedades diluem quando a planta é destilada em álcool.

4 – Auxilia no sono

Uma pessoa que toma duas ou três doses de tequila já está próxima de desmaiar. Um shot possui o mesmo efeito, mas não para embebedar. O relaxamento é um dos efeitos colaterais da Tequila, uma pequena quantidade antes de dormir pode ajudar a dormir mais rápido e profundamente.

5 – Limpar o cólon

Apesar de não ser tão boa assim para o fígado, a agave azul pode trazer benefícios ao cólon, ajudando no tratamento de colite, na síndrome do intestino irritável (SIC), doença de Crohn e, até mesmo, câncer. Pelo menos é o que uma pesquisa de cientistas da Universidade de Guadalajara (México) apontam.

6 – Previne diabetes

Se Ernest Hemingway soubesse sobre os benefícios da tequila, ao invés de ter o daiquiri como marca registrada, com certeza teria a tequila. Em 2010, experiências conduzidas no Instituto Politécnico de Guanajuato (México), revelaram que a planta de agave – rica em frutanos, um polímero da frutose – estimula o hormônio GLP-1, auxiliando o aumento da produção de insulina.

7 – Remédio para resfriado

“A abundância de líquidos”, é um remédio bastante conhecido, se hidratar sempre. Mas, expandindo essa definição de líquidos, pode-se inserir uma dose de tequila. Na década de 1930, médicos mexicanos recomendavam a seguinte mistura para tratar resfriados:

140g de tequila blanco
140g de néctar de agave (para eliminar bactérias e dores de garganta)
140g de suco de limão fresco (vitamina C)

Então pessoal, vocês já conheciam esses usos e propriedades da tequila? Quais outros vocês conhecem? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

6 invenções da Primeira Guerra Mundial que as pessoas usam até hoje no seu dia a dia

Matéria anterior

O que aconteceria se uma pessoa ficasse sem comer por 2 semanas?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.