A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Esse questionamento pode nos ajudar a refletir, por exemplo, o quanto somos influenciados pela mídia e por tudo ao nosso redor. Muito do que sabemos e reproduzimos, de forma consciente ou inconsciente, acabamos absorvendo da cultura pop, dos filmes e programas de TV que assistimos ao longo de nossas vidas.

Em alguns casos, é impressionante como essa linha, entre arte e vida, parece desaparecer. E mais surpreendente ainda quando desenhos, filmes, quadrinhos ou algum braço do entretenimento parece conseguir prever acontecimentos da vida real. Várias coisas que aconteceram realmente parecem ter sido "previstas" pelos Simpsons. Mas não somente eles conseguiram prever o futuro. Mostramos aqui algumas previsões feitas por coisas da cultura pop.

1 - South Park e os estúdios de cinema usando inteligência artificial

South Park já está no ar faz um bom tempo, então, não é de se espantar que, pelo menos, alguma coisa do que eles fizeram, em seus desenhos, tenha se tornado realidade. Em um episódio chamado "Awesome-O", Cartman consegue enganar Butters fazendo o homem acreditar que ele é um robô com tecnologia avançada.

Mas a brincadeira vai longe demais de Awesome-O, que é contratado por executivos de cinema para que ele os ajude a pensar em ideias para filmes serem blockbusters, ou seja, grandes sucessos. E isso é exatamente o que está acontecendo. A Warner Bros. fechou um contrato com a Cinelytic, para usar a tenologia artifical deles para processarem ideais de filmes.

A maioria das ideias dadas por Awesome-O envolviam Adam Sandler. O que também se tornou realidade, visto que o ator deu muito lucro à Netflix com seu filme.

2 - SNL colocou a Princesa Leia em um biquíni dourado cinco anos antes

Publicidade
continue a leitura

Toda a franquia Star Wars é bastante conhecida e lucrativa, até os dias de hoje. E desde o seu surgimento, paródias com o filme surgiram aos montes. E um dos momentos mais marcantes de toda a saga, é quando a Princesa Leia aparece usando um biquíni dourado.

O filme em que ela aparece com o biquíni, "O regresso de Jedi", foi lançado em 1983. Mas cinco anos antes, Carrie Fisher apresentou o humorístico SNL. E em uma das esquetes do programa ela vestia um biquíni dourado e relaxava, com um monta de jovens dos anos 1950.

3 - HQ do Superman previu nacionalismo branco em 2020

Uma das histórias do Superman se passava especificamente em 2020. Impressionantemente, o "inimigo", que o herói tem que enfrentar, não são marcianos ou robôs, mas sim nazistas do futuro.

De acordo com o HQ, a supremacia branca ainda existe em 2020, com direito até a uma suástica remodelada. Os homens brancos estão preocupados com alienígenas se misturando com humanos. No fim, Superman consegue derrotar os fanáticos.

Publicidade
continue a leitura

4 - Super Mario Bros. e o atentado às Torre Gêmeas

Em 1993, os filmes de videogames começaram a ser produzidos. E a adaptação do jogo da Nintendo ganhou sua versão na telona. Em um momento do filme, nosso universo e o do vilão de Mario, Koopa, começam a se fundir. E pessoas e prédios de Nova York começam a desaparece e passar para outro universo.

O mais notável é o sumiço das torres gêmeas da paisagem da cidade. É claro que não tem nenhum ataque de avião. Mas a forma como elas desaparecem é bem sugestiva. Primeiro a torre sul desaparece e depois um grande buraco é aberto no outra torre.

5 - Team America e o ataque ao hospital dos Médicos Sem Fronteiras

Publicidade
continue a leitura

Esse filme é uma comédia totalmente incorreta, feita por personagens que são marionetes. E uma "previsão" bastante mórbida feita pelo filme foi o bombardeiro da força aérea americana em um hospital do Afeganistão. O hospital era de médicos sem fronteiras e o ataque matou 22 pessoas.

6 - Family Guy e o atentado na Maratona de Boston

Family Guy é um desenho conhecido por suas piadas um tanto duvidosas e até mesmo seu humor negro. Em um episódio, vemos Peter, o protagonista do desenho, ganhando a maratona de Boston, depois de atropelar todos os outros participantes. E sem querer, ele detona duas bombas com seu telefone.

Esse episódio parece ter "previsto" o incidente que aconteceu na maratona, em 2013. Bombas foram detonadas na linha de chegada da Maratona de  Boston e mataram três pessoas e feriu outras 264.

7 - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança e engenharia dos sonhos

No filme, os personagens Joel e Clementine fazem um procedimento para apagar suas lembranças da época em que os dois namoraram. O filme é de 2004. E recentemente, neurocientistas holandeses anunciaram um estudo, mostrando a possibilidade de apagar memórias de fatos desagradáveis.

Publicado em: 23/03/20 19h06