• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é uma tartaruga por dentro?

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      09/10/15 às 17h31

Elas surgiram há cerca de 300 milhões de anos, já desde a época dos dinossauros. Em inspiração nestes animais que andam dentro de uma armadura óssea, a série tartarugas ninjas foram criadas em homenagem a elas.

Aqui na Fatos Desconhecidos, a tartaruga também já foi pauta para uma de nossas matérias. Já explicamos para você, por exemplo, Por que a tartaruga é lenta? Você sabe o motivo? Então (Clique aqui e confira a matéria).

Você já viu uma tartaruga por dentro? Como será que é esse animalzinho lento e rasteiro fora de sua carcaça protetora? Como e do que ele é feito? Você já viu esse animal por dentro?

tartarugas-terrestres

A camada externa desse animal é feita de uma proteína fibrosa que pode ser encontrada nas nossas unhas e cabelos, chamada de queratina. Quando ameaçada, a tartaruga enfia toda sua cabeça e pescoço para dentro de sua estrutura óssea que dá resistência ao caso e faz parte de seu esqueleto.

De acordo com o biólogo do Projeto Tamar, Antônio de Pádua Almeida, "Se dissecarmos uma tartaruga e retirarmos sua carapaça e seu plastrão (porção superior e inferior do casco, respectivamente), poderemos enxergar os pulmões, os rins, o fígado, o coração, o pâncreas e toda a estrutura interna do animal".

O casco da tartaruga é uma espécie de estrutura que não pode ser retirada, pois fica fundida com o corpo do animal. Com o crescimento da tartaruga, novas camadas de queratina vão surgindo e o casco acompanha o tamanho do crescimento.

BwrSqpcIYAACwFC

Os órgãos ficam localizados na parte inferior do plastrão, o famoso casco. Entre os órgãos e o plastrão, existe a camada dos grandes músculos peitorais. Próximos da parte de cima do casco, a famosa carapaça, encontramos os pulmões.

turtle

tartaruga e jabuti (34)

tartarugas-pisco-1

 

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+