• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 sinais evidentes que você pode não estar bebendo água o suficiente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      16/02/16 às 17h25

A água é essencial para a vida e para o nosso corpo, e quando uma pessoa não consome a quantidade de água ideal pode gerar problemas sérios a saúde. Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso, e se houver um exercício físico pesado, essa perca pode chegar a 3,6 litros.

Os médicos recomendam a hidratação reforçada, principalmente nos dias mais quentes (pelos menos dois litros por dia), líquidos como a água de coco e isotônicos ajudam a repor nutrientes e sais minerais. Quando existe a falta de consumo de água, nosso corpo pode nos mostrar alguns sintomas.

Por isso, fizemos uma lista com 8 sinais evidentes que você pode não estar bebendo água quanto deveria, confira:

1 - Boca seca

xerostomia-boca-seca-dentista-1

Isso parecer um tanto óbvio, mas quando você está com sede as bebidas açucaradas são apenas uma solução temporária para matar sua sede, se tornando um problema maior no futuro. Beber água lubrifica as membranas mucosas da boca de da garganta, e assim elas continuarão mantendo sua boca úmida com a saliva.

2 - Pele seca

Dicas-de-beleza-para-a-pele-seca

A pele está presente do todo nosso corpo, e por isso precisamos nos manter hidratados. De fato, a pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação, o que pode conduzir a problemas mais graves. A falta de água significa a falta de suor, o que causa a incapacidade do corpo para lavar o excesso de sujidade e óleo acumulado ao longo do dia.

3 - Dores de cabeça

chas-para-o-tratamento-da-dor-de-cabeca

A dor de cabeça leve e moderada pode ser um sintoma da falta de consumo de água. Pessoas que tem dores de cabeça frequentemente costumam tomar remédios todos os dias, mas as vezes os problema pode ser bem mais fácil e barato de resolver, com apenas o consumo de água.

4 - Tonturas

111

As tonturas ou vertigens é mais um sinal de que você não está bebendo água o suficiente. Essa tontura é causada pela desidratação, assim como a sonolência. Se você está sentindo um ou mais sintomas desta lista, comesse a se preocupar com a quantidade de água que você está consumindo.

5 - Fome

Descubra como não ceder ao impulso da gula

Quando você estiver com fome, faça um teste, tome um copo de água e espere um tempo para ver se você realmente estará com fome. Seu corpo pode te fazer sentir que está com fome, mas algumas vezes vai ser apenas uma falta de água no seu corpo.

6 - Sono excessivo

Aprendizagem continua enquanto dormimos

A sonolência é mais um sinal que você não está bebendo água o suficiente para o seu corpo. Essa é uma das maneiras que seu corpo usa para conservar a água em seu corpo. Se você estiver tendo sono com mais frequência do que o normal, tente tomar mais água do que o normal.

7 - Urina muito escura

dorurinar

Um dos sinais mais evidentes que seu corpo está com falta de água é a cor do seu xixi.Quanto mais escuro significa que você tomou pouca água. Isso acontece porque a água ajudar a expulsar os resíduos de forma eficiente. Quando você está completamente hidratado, há uma maior proporção de água para ser colocada para fora, deixando seu xixi mais claro.

8 - Dores nas articulações

articulações

A cartilagem do seu corpo é composta com cerca de 80%, a reposição de água após a transpiração é essencial para manter os ossos e articulações saudáveis. A água mantém as articulações lubrificadas, a fim de diminuir os efeitos de atividades extenuantes ou esforços inesperados, como cair ou tropeçar.

E aí amigos, já sentiram algum desses sintomas e resolveram com apenas um copo de água? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+