A escola é uma fase natural e bastante produtiva de nossas vidas. Por outro lado é preciso entender que nem sempre aquilo que nos é passado se trata de uma verdade absoluta.
Até porque o tempo passa, a ciência se desenvolve e muitos dos conceitos e verdades que nos eram ensinadas são ultrapassadas ou redescobertas e atualizadas.
Pensando exatamente nisso confira quais são as 8 coisas que você aprendeu na escola mas que a ciência já desmentiu!
Você provavelmente escutou essa afirmação não apenas na escola mas também na mídia.
Mas a grande realidade é que apesar de realmente inspirar O2 e emitir CO2, (assim como os nossos pulmões), o termo não pode ser utilizado em referencia a floresta quando tenta emitir a ideia de que ela é a responsável pela pureza e emissão de oxigênio no planeta, uma vez que a quantidade de O2 que toda a floresta Amazônica emite é apenas um quinto daquilo que as algas marinhas unicelulares e pluricelulares liberam.
Ou seja, as algas sim são as responsáveis por uma grande emissão de oxigênio no planeta.
Apesar de você ter aprendido isso durante a sua vida inteira, a realidade é que esse modelo clássico da formação do átomo foi desenvolvido no século 20, e atualmente a ciência já descobriu que a constituição da matéria vai muito além destes três elementos.
Uma vez que já se sabe que existem “glúons” que unem os quarks que formam os prótons, que existem 6 tipos diferentes de “léptons” sendo uma delas o elétron, e também que os nêutrons são formados por 3 unidades de quarks.
Se as águas dos rios realmente fossem doces, seria possível obter açúcar através da evaporação desta água, da mesma forma que é possível conseguir sal através da água do mar.
A água dos rios por sua vez, também possuem uma determinada quantidade de sais dissolvidos, a grande diferença é que esta concentração é considerada baixíssima (aproximadamente 0,6 parte de sais para cada um trilhão de partes de água), por esse motivo ela é denomina de água doce.
Você sempre escutou que a matéria poderia variar e transmutar entre três estados, mas na realidade, ela pode variar entre o líquido, sólido, gasosos e plasma.
Este quarto estado por sua vez, é o conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons com distribuição quase neutra e comportamento coletivo.
Apesar de da bebida gaseificada levar o nome de uma região da França, ela foi na realidade criada pelos burgúndios, um povo germânico que acabaram levando essa incrível criação para a França.
As 24 horas que aprendemos na escola se trata do tempo de duração de um dia solar médio, enquanto um dia solar real dura entorne de 24 horas e 4 minutos.
Diferentemente do que nos fazem acreditar, o efeito estufa é essencial para a sobrevivência da espécie humana sobre a terra.
Esse efeito ocorre através do processo de emissão de radiação infravermelha pelo sol, que reflete na superfície da terra, e é absorvida pelos gases com efeito de estufa, como a água, CO2 ou o ozônio. Esses gases prendem o calor e regulam o clima terrestre.
O que ocorre de maneira negativa por sua vez, é o aquecimento global antropogênico, que ocorre graças a intervenção humana e cria mais gases de efeito estufa do que realmente é necessário para garantir o equilíbrio do planeta.
Como cada tipo de atividade exige o desempenho de uma parte específica do cérebro, acaba que ao longo do dia, utilizamos a maioria destas partes assim como também utilizamos muito mais de seu potencial desempenho.
E então queridos leitores, em quantos desses itens você ainda acreditava? Conhece algum outro que se encaixaria perfeitamente a essa lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.