Fatos Nerd

8 coisas que você não fazia ideia sobre Bardock, o pai do Goku

0

Você provavelmente conhece muito bem Goku e seus filhos, mas você tem noção da história de seus antepassados? Seu pai, Bardock, era muito diferente dele. Nada de personalidade amigável e jeito divertido: Bardock era um vilão poderoso que sempre buscava lutas e não se importava muito com as consequências morais. Mas ele também era muito apegado aos seus companheiros, assim como o filho. Ao ser ferido por um alienígena, ele obteve o poder de ver o futuro e foi assim que soube da destruição do planeta Vegeta e dos saiyajins a mercê de Freeza.

Você não conhece esse personagem? Quer saber mais sobre ele? Confira algumas curiosidades.

1 – O motivo do medo de Freeza

No especial de 2011, Episódio de Bardock, é revelado que o pai de Goku não foi morto por Freeza. Na verdade, ele foi mandado para o passado no planeta Plant, o planeta original dos saiyajins mil anos antes. Lá ele enfrentou um antepassado de Freeza chamado Chilled. Bardock só conseguiu derrotá-lo ao se transformar em super saiyajin, mas o oponente conseguiu fugir. Em seu leito de morte, Chilled alertou seus descendentes sobre o guerreiro de cabelos dourados e é por isso que, anos depois, o maior medo de Freeza é um super saiyajin.

2 – Saiyajin Mascarado

No MMORPG Dragon Ball Online, a vilã Mira faz parte da equipe dos Time Breakers que utilizam viagens no tempo, controle mental e restos do exército de Freeza para atingir seus objetivos. A partir de uma viagem no tempo e controle mental, ela consegue escravizar Bardock por um tempo. Nessa história, ele é conhecido com o Saiyajin Mascarado. 

3 – Criado pela Toei Animation

Nem todos os personagens de Dragon Ball foram criados por Akira Toriyama. Bardock é um desses casos. O saiyajin foi criado pela Toei Animation, empresa responsável pela animação de Dragon Ball. Mas não é que ele ficou no mesmo nível dos personagens canônicos? O sucesso do personagem foi tanto que ele acabou migrando para o mangá original.

4 – Irmãos

Que fã de Dragon Ball não ficou chocado ao descobrir que o vilão Raditz era irmão de Goku? Mas família parece ser um assunto complicado para os saiyajins. No episódio ‘Pai de Goku’, Bardock não reconhece o fato de ter tido um filho e até discute isso com Goku. Akira Toriyama já afirmou que Bardock pode ter irmãos, mas ele não se importa. Da mesma forma que ele não liga para seus filhos também.

5 – Jimmy Cliff

Dá para acreditar que Bardock é um fã de Jimmy Cliff? Durante um flashback da Saga Freeza, o pai de Goku diz a seguinte frase: “I would rather be a free man in my grave than living as puppet or a slave” (eu preferiria ser um homem livre em minha cova do que viver como uma marionete ou um escravo), essa frase é o verso de uma música de 1972 de Jimmy Cliff chamada The Harder They Come. Não conhece? Clique aqui para ouvir!

6 – Casado

Durante a década de 90, os fãs de Dragon Ball acreditavam que a mãe de Goku e Raditz era Fasha, a integrante feminina do bando de Bardock, mas todos estavam enganados. A mãe desse herói se chama Gine e era a esposa de Bardock. Geralmente os saiyajins só tem relações para se reproduzir, mas Bardock e Gine realmente tinham uma relação verdadeira. Essa personagem apareceu em Dragon Ball Minus, Fusions, Extreme Butoden e Heroes. Gine tem uma personalidade gentil e atenciosa. Ela amava muito seus filhos e foi a sua bondade que fez com que Bardock mandasse Goku para outro mundo.

7 – Mangá

Lembram-se que Bardock foi criado pela Toei Animation? Geralmente, as empresas que adaptam mangás tentam ser o mais fiel possível, mas criar o pai de Goku foi uma ótima ideia. O personagem fez tanto sucesso que Akira Toriyama acabou o levando para o mangá, tornando-o parte do cânone de Dragon Ball. Aliás, ele foi o primeiro personagem a fazer essa migração do anime para o mangá. Não é para qualquer um!

8 – Nome

Akira Toriyama adora trocadilhos nos nomes dos personagens. Gohan, por exemplo, significa arroz. Raditz é rabanete. Kakaroto é uma cenoura. Vegeta e seu irmão Tarble formam a palavra Vegetal. Com Bardock não é diferente. Seu nome é uma referência a uma erva chamada Burdock que pode ser comida ou utilizada em tratamentos populares. Acredita-se que essa planta também tenha sido uma das inspirações para criar o velcro.

Você já sabia alguma dessas curiosidades sobre Bardock? Conhece alguma outra? Conta pra gente nos comentários!

7 coisas que aconteceriam se a Lua desaparecesse nesse exato momento

Matéria anterior

Que ser da escuridão você seria? [Quiz]

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos