• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você não sabia sobre MasterChef

POR PH Mota    EM Entretenimento      19/10/16 às 15h45

Nos últimos anos, o reality show que busca talentosos cozinheiros pelo Brasil, MasterChef, tem se tornado cada vez mais popular entre os espectadores. Na internet, o programa é um verdadeiro fenômeno e responsável por deixar pessoas que sempre passaram longe da cozinha atraídas pela cozinha.

Como todo programa de televisão, o MasterChef é construído para entreter o público e, por isso, esconde alguns segredos de bastidores para melhorar a experiência. É claro que nenhum deles realmente afeta o andar da competição, que envolve cozinheiros talentosos e jurados competentes. Mas são segredos que ajudam a dar mais dinâmica ao programa e deixam a emoção mais a flor da pele.

Nós separamos alguns segredos de bastidores para você entender ainda melhor o funcionamento do MasterChef.

1 - Prazo para pegar os ingredientes

1

Quem acompanha o programa sabe que uma das marcas da apresentadora Ana Paula Padrão é alertar os participantes sobre o tempo das atividades, como cozinhar e escolher ingredientes no mercado. Apesar do tempo anunciado de mercado geralmente ser de apenas dois minutos, na verdade participantes tinham mais tempo do que o estipulado oficialmente, podendo ter alguns minutos extras de colher de chá para quem se perde durante a seleção dos ingredientes.

2 - Degustação

2

Durante o programa, logo após o término dos pratos, os chefs jurados partem para a fase de degustação das comidas de cada um dos participantes. Apesar das processos parecerem acontecer logo em seguida, eles acontecem num espaço de tempo bem distante. Depois de cozinhar, os participantes deixam o estúdio para que os jurados provem os pratos e decidam os melhores e piores do dia, sem a presença das câmeras. Quando os participantes são chamados para a frente do estúdio, na verdade os jurados estão experimentando o segundo prato, já sabendo o que esperar do sabor de cada um deles.

3 - Rotina de gravação

3

Para poder gravar o programa, os participantes precisam passar o dia inteiro na TV. As provas acontecem ao fim da manhã e os pratos costumam ser finalizados na hora do almoço. Enquanto os jurados experimentam os pratos, os cozinheiros podem almoçar ter um tempo livre, antes de voltar para a segunda parte das gravações. No resto do dia, é quando acontecem as gravações dos depoimentos que vão ao ar no programa. Por conta de todo o tempo no estúdio, além de competidores os participantes se tornam amigos e têm tempo para conversarem o tempo todo.

4 - Pratos

4

Durante o programa, somente os jurados - e ocasionalmente a apresentadora - podem experimentar as comidas. Os participantes são proibidos de comer pratos dos outros cozinheiros. Por causa disso, o julgamento pode não necessariamente ser somente sobre a comida daquele dia, mas também pelo histórico no programa ou pelo participante em questão. A decisão final, no entanto, é sempre dos jurados e se mantém uma surpresa para todos os participantes.

5 - Troca de talheres

5

Quando os jurados estão experimentando os pratos, vários processos acontecem por trás das câmeras. Entre a degustação de um prato e outro, a produção do programa repõe os talheres que estão na bancada, para evitar que os mesmos sejam repetidos com a comida de cada um dos participantes.

6 - Água

6

Além de trocar os talheres, a produção também oferece água para os jurados entre cada um dos pratos. A bebida é utilizada para limpar o paladar e tirar o gosto dos últimos pratos. Segundo a produção do programa, Erick Jacquin é que costuma tomar menos água, enquanto Paola é que mais aposta na bebida durante as gravações do programa.

7 - Aulas de culinária

7

Antes das gravações do programa, depois que os participantes já estão selecionados, eles participam de aulas e workshops para aprender alguns truques de cozinha. É claro que as lições não os preparam para cada uma das provas e dão dicas realmente avançadas, mas ajudam a cortar legumes, preparar carnes e realizar algumas funções básicas na hora de cozinhar os pratos. As aulas são ministradas pela chef Paula Labaki e, segundo a emissora, não têm ligação com as receitas propostas pelas provas ao longo do programa.

8 - Ana Paula Padrão

8

Durante entrevista sobre os bastidores do programa, Ana Paula Padrão revelou que se apega muito aos participantes do programa e chega a desenvolver amizades por alguns deles. A apresentadora é até mesmo convidada para eventos e reuniões realizados pelos ex-participantes com frequência. Apesar disso, ela explicou que não costuma torcer para ninguém, pois cria carinho por todos da mesma forma.

Será que você já imaginava esses detalhes de bastidores? Qual deles mais te chamou atenção?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+