8 coisas surpreendentes que sua aparência física diz sobre você

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      11/04/17 às 18h47

Todo mundo julga. Depois de ver alguém, seja num encontro ou aleatoriamente na rua, em poucos segundos construímos muitas opiniões sobre as pessoas. E sobre tudo. Desde quão espertas elas possam ser até pensar se ela cometeu um crime ou não.

Surpreendentemente, nossas primeiras impressões podem acertar em cheio, serem extremamente precisas. Outras vezes, erramos feio! Mas tudo tem motivos, e embasamento científico.

Aqui estão algumas das coisas que determinam o que pensamos sobre as pessoas, baseadas na aparência delas:

1 - Se alguém é bonito, achamos que tem mais qualidades boas

Esse é um fenômeno que os psicólogos chamam de "Efeito Auréola", no qual tendemos a assumir que uma pessoa muito bonita tem outras qualidades igualmente bonitas, proporcionais à sua beleza. Imaginamos automaticamente que alguém bonito é também inteligente e dedicado, por exemplo. E é exatamente por esse motivo que as pessoas bonitas tendem a receber salários maiores, de acordo com um estudo realizado na Universidade do Texas.

2 - Pessoas conseguem identificar sua personalidade pelas fotos

Apenas vendo sua foto de perfil, independente da rede social, as pessoas geralmente conseguem fazer uma leitura precisa dos traços da sua personalidade. Um estudo feito pela Universidade do Texas, fizeram um teste com 123 pessoas, pedindo para que elas fizessem diversas poses, mas permanecessem com uma expressão neutra. Independente da pose, as pessoas conseguiam identificar se os modelos eram extrovertidos ou introvertidos, se tinham uma boa auto-estima ou se era baixa, quão religiosos eram, quão maduros, racionais, etc. E acertaram na grande maioria.

3 - Pessoas usam suas medidas para julgar suas capacidades de liderança

Um grupo de Psicólogos, Neurocientistas e Analistas de Computação da Europa e dos Estados Unidos fizeram um estudo. Nele, eles exibiam fotos de 47 mulheres e 83 homens, e analisavam eles pela altura e pela habilidade de liderança. Eles descobriram que as pessoas se baseavam em altura, tamanho e formato do rosto e gênero para dizer se as outras tinham capacidade de liderar ou não. Rostos mais cumpridos dão a impressão de que você consegue ser um líder melhor.

4 - Seu rosto indica se você é agressivo

Um estudo feito pelo Centro de Mudanças de Comportamento da Universidade de Londres descobriu que homens com níveis mais elevados de testosterona tinham rostos mais largos, com queixos e bochechas mais definidos e maiores. Esses homens também tendiam a ser mais agressivos ou com personalidades fortes.

5 - Seu rosto diz se você é forte

Um estudo foi realizado, no qual os cientistas mostravam imagens de rostos de diferentes pessoas, com 5 expressões faciais diferentes. Depois, pediam para as outras pessoas os classificarem em amigáveis, confiáveis e fortes. Pessoas com expressões felizes eram consideradas mais amigáveis e confiáveis do que as pessoas com expressões de raiva. E as pessoas com expressões sérias eram consideradas mais fortes.

6 - Se você não é considerado confiável, as pessoas te veem como criminoso

Não se sabe ao certo por que algumas pessoas parecem menos confiáveis do que as outras, mas esse traço da sua aparência tem consequências que podem mudar sua vida. Pesquisadores de Israel e do Reino Unido pediram para um grupo de pessoas observarem as fotos de alguns modelos e classificarem eles em estado emocional, personalidade e aparência criminosa. Haviam fotos de criminosos de verdade, e de alguns modelos copiando essas poses. Independente disso, todas os rostos sérios foram considerados de criminosos.

7 - Seu rosto fala muito sobre sua saúde

Um rosto enrugado, desgastado, vem com a idade, mas pode também sugerir algo mais sério. Um estudo realizado em 2012 constatou que pessoas com mais rugas nos rostos tem chances maiores de desenvolver problemas de coração. Mas o motivo é o oposto do que se pode achar. É que os problemas no coração causam as rugas excessivas. E isso vai muito além...

8 - Olhos e Saúde

Os médicos podem diagnosticar muitas doenças simplesmente olhando nos seus olhos. Manchas vermelhas na retina, por exemplo, podem ser um sinal de diabetes.

E então, leitor(a), o que achou desses itens? Quais você já percebia nas pessoas? Vai mudar alguma coisa em você depois disso? Deixa pra gente nos comments (:

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+