• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 comidas que já foram consideradas 'mágicas'

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      03/09/18 às 16h21

Além de comer ser uma necessidade básica para a sobrevivência humana, as refeições vão muito além da obrigação. É algo sempre muito prazeroso e cheio de sensações.

Tanto que hoje temos inúmeros especialistas na área da culinária e na criação de pratos que tornam nossos dias mais felizes e gostosos.

Mas houve um tempo, que além de encher a barriga, comida era também considerada mágica. Isso mesmo, esses alimentos eram inclusive adorados e reverenciados. Confira abaixo, quais são essas comidas que já foram consideradas mágicas!

1 - Amaranto

Há mais de 500 anos atrás, os Astecas acreditavam que esses grãos lhes forneciam poderes sobrenaturais. O amaranto era misturado ao mel e às vezes até ao sangue em sacrifícios humanos para criar uma pasta. Essa massa era usada para criar as estátuas de seus Deuses. Durante as cerimônias de adoração, as estátuas eram cortadas e distribuídas para consumo entre os membros da tribo.

2 - Alcachofras

As alcachofras são famosas por seus poderes medicinais desde a época mitológica da Grécia. Já os romanos do primeiro século acreditavam que partes da planta seriam capaz de curar a calvície e ajudar na concepção de filhos. Na França, a alcachofra ficou conhecida como afrodisíaca e as mulheres chegaram a ser proibidas de consumir a planta.

3 - Cebolinhas

Achou que a cebolinha era usada só para temperar aquele franguinho caipira? Pois saiba que não é bem assim. Desde o século 13, os britânicos criaram a tradição de pendurar cebolinhas nas vigas e acima das portas para proteger dos maus espíritos. Já os romanos acreditavam que o sabor forte da planta traria mais força e por isso, inseriram as folhas em sua dieta. Além do mais, a planta também era utilizada no combate às dores de garganta e queimaduras solares.

4 - Pepinos

No Império Romano os pepinos eram utilizados para promover a fertilidade. As mulheres usavam o vegetal na cintura até que gerassem uma criança e dessem a luz. No entanto, o pepino também era utilizado para espantar ratos, aliviar as picadas de escorpiões e também para curar problemas de visão.

5 - Cebolas

As cebolas não servem apenas para nos levar às lágrimas não. Os egípcios não apenas consideravam o bulbo mágico, como acreditavam que o vegetal tinha algum poder quanto à vida eterna. E por esse motivo os Faraós eram enterrados com cebolas. Em algumas múmias, inclusive, o bulbo foi encontrado no tórax e na pelve de vários egípcios.

6 - Maçãs

Segundo a mitologia grega, a maça teria o poder de cura, independente de qual fosse o mal. No folclore irlandês, os heróis comiam a fruta para se manter jovens e fortes. Já na China, a fruta era dada como presente de paz.

7 - Milho

Os astecas acreditavam que o milho tinha, de alguma forma, uma sincronia com a vida humana. Nascimento, regeneração e morte. E por esse motivo, o vegetal era cultuado e festejado durante todo o plantio. Quando a colheita enfim era realizada, eles realizavam um sacrifício humano em homenagem à Mãe Terra.

8 - Figos

Os figos também são considerados frutos mágicos, no entanto, não são todas as histórias a respeito dele que são positivas. As mulheres kikuyu, na África, acreditavam no poder de fertilidade do fruto. Já na Bolívia, as pessoas acreditavam que as árvores do fruto eram malignas e que poderiam causar doenças graves.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+