• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 consequêcias inesperadas da clonagem humana

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/10/16 às 17h05

Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas no lugar do óvulo e do espermatozoide. É bom deixar claro que é um método artificial, pois todo mundo sabe que os seres vivos se reproduzem através de suas células sexuais e não por células somáticas. Falando em clonagem, já leu nossa matéria com os 7 fatos sobre a clonagem que pouca gente sabe?

Mas vocês já imaginaram o que poderia acontecer se um clone seu estivesse andando por aí? Pense em uma pessoa cometendo um crime e você sendo acusado de ser o criminosos, não seria nada legal! Pensando nisso, nós trouxemos para vocês 8 consequências inesperadas da clonagem humana, confiram:

1 - Clonagem ilegal

1

Um grande problema existente hoje é a clonagem ilegal, e apesar de extremamente antiética, não há nada que possa impedir. Vamos comparar isso com os traficantes de drogas que vendem substâncias ilegais, não é difícil imaginar que a técnica de clonagem possa ser usada de maneira ilegal para criar clones por motivos financeiros, religiosos ou bizarros (como fazer uma cópia do seu ídolo, por exemplo). Se em algum dia aqui na Terra a tecnologia for amplamente disponível, nós corremos o risco de alguém gostar da nossa aparência e nos roubar um fio de cabelo para fazer uma pessoa exatamente igual a nós.

2 - Ressuscitar mortos

1

Pode ser muito fácil clonar alguém que acabou de morrer para sentir que essa pessoa está de volta, embora seja muito claro que não é a mesma pessoa que está ali. Imaginem se o mundo evoluísse e aceitasse a clonagem, as pessoas poderiam consentir o fato de serem clonadas depois que morressem. Porém, surgiriam alguns problemas se os pais decidirem clonar um filho morto, por exemplo, dado que uma criança não pode tomar esse tipo de decisão.

3 - Imortalidade

1

Pesquisadores do Japão usaram uma nova técnica para produzir 26 gerações bem sucedidas de camundongos clonados a partir de um único indivíduo. No total, eles conseguiram gerar 598 ratos, todos eles por duplicação genética. A descoberta mostra que as linhas de clonagem em mamíferos (incluindo humanos) pode ser estendidas e reproduzidas sem limites, podendo implicar em uma espécie de imortalidade genética, uma réplica exata de um indivíduo pode ser reproduzida por gerações a fio.

4 - Sósias criminais

1

Provavelmente isso não seria um problema para a primeira geração de clones, mas se algumas linhas fossem reproduzidas suficientemente, o ato poderia levar a uma explosão de identidades equivocadas. As pessoas poderiam ficar convencidas de que viram alguém que conhecem, quando na verdade era somente um clone. Imagina seu clone assaltando um banco e você sendo preso?

5 - Sistemas de segurança falhariam

1

O item acima seria um grande problema pelo fato de que nossos sistemas de segurança, públicos privados, não poderiam mais identificar quem fez o quê. Imaginem se recentemente no Reino Unido, gêmeos idênticos foram condenados juntos por abusar sexualmente de uma adolescente porque a polícia não tinha como diferenciar quem realizou o ataque através das evidências, o que aconteceria se o mundo todo tivesse infinitos clones de uma pessoa por aí? DNA, impressão digital, todas essas maneiras de identificar as pessoas falhariam.

6 - Melhorar através dos clones

1-gif

A clonagem indefinida também pode levar à prática de modificações seletivas ao longo do tempo. usando a terapia genética hereditária, cada geração de clones poderia ser alterado de maneiras mais específicas, como, por exemplo, melhorar a memória ou os reflexos. Cromossomos artificiais poderiam ser introduzidos conforme fossem desenvolvidos pelos cientistas.

7 - Quem clona quem?

1

Se você faz um clone de si mesmo, seu clone não teria o mesmo direito de se clonar? Uma vez que você cria uma cópia de si, você acaba perdendo o controle de quantas cópias de você  mesmo vão existir no mundo. Da mesma forma que uma empresa pode reclamar propriedade de sua cópia, especialmente se eles inventaram a técnica usada para te clonar, e isso é uma questão de "propriedade". Esse é um dos temas discutidos no programa de televisão canadense "Orphan Black", onde uma empresa de biotecnologia, o Instituto Dyad, reivindica a posse intelectual de uma linha clonal. Dado o estado aberto e ambíguo da lei de patentes hoje, é concebível que alguns genomas humanos, ou partes dele, estejam fora da nossa propriedade e, consequentemente, do nosso controle.

8 - Reprodução por clone

1

A clonagem dos humanos poderá também servir como um meio alternativo de reprodução, especialmente para casais inférteis ou do mesmo sexo que desejam ter filhos biologicamente relacionados. A histeria atual dirigida pela clonagem humana lembra um pouco a reação aos chamados "bebês de proveta" no final de 1970. Críticos se preocupavam com um admirável mundo novo habitado por crianças cultivadas em laboratórios. Hoje em dia esse medo não existe e de acordo com a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e de Embriologia, cerca de cinco milhões de crianças já nasceram em todo o mundo por fertilização in vitro desde o primeiro bebê de proveta, Luise Brownm que veio a vida ainda em 1978. É de se esperar que o mesmo processo de normalização aconteça com a clonagem humana.

E aí amigos, já sabiam todos esses fatos da clonagem humana?

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+