8 curiosidades sobre o criador dos Simpsons

POR Lucas Franco    EM Entretenimento      29/09/15 às 10h08

O sucesso de Matt Groening com Os Simpsons é realmente astronômico. A série já tem mais de 600 episódios distribuídos por 26 temporadas de muito sucesso. Mas você sabia que a vida do criador também tem aspectos tão curiosos quanto os próprios Simpsons?

Só uma pessoa com uma história de vida tão interessante poderia dar vida a personagens tão únicos, simpáticos e desonestos, parte de uma das séries de maior sucesso de todos os tempos. Afinal, depois de tantos anos, é até difícil se lembrar que, um dia, os Simpsons não passavam de uma ideia na cabeça de um único homem. A seguir você confere algumas curiosidades sobre Matt Groening, o genial criador dos Simpsons (e, claro, Futurama).

Foi cartunista de jornais antes dos Simpsons

Matt

Antes de criar Os Simpsons, Groening trabalhava como cartunista em um jornal com uma tira de quadrinhos cômica chamada Life in Hell. A produtora Polly Platt deu uma de suas tirinhas a uma colega, James L. Brooks, em agradecimento por sua colaboração no filme Laços de Ternura, pelo qual foi indicada ao Oscar. Brooks se apaixonou pelo trabalho de Groening. Além disto, o produtor Ken Estin também recebeu uma tira de quadrinhos de Matt como um presente de aniversário. Estin, fascinado, convidou o cartunista para participar da produção de uma série de animação. O resto é história.

Também teve outros empregos

Matt2

Aos 23 anos Matt se mudou para Los Angeles a fim de tentar a carreira de escritor. Como qualquer novato na cidade grande, ele teve que passar por todo tipo de trabalho para sobreviver. O artista trabalhou como garçom, lavador de pratos em lar de idosos, funcionário de uma pizzaria e cortador de grama.

Escreveu sem receber crédito

Matt3

Apesar de não se saber para quem, Groening trabalhou durante um bom tempo como Ghost Writer (isto é, um escritor que é contratado para escrever a ideia de uma outra pessoa). Por este trabalho, no entanto, Matt não recebeu crédito algum - nem mesmo um nome no rodapé! Bom, acho que o "autor" do livro se arrepende disto hoje.

Inspirados em sua própria família

Simpsons

Groening já revelou várias vezes que os personagens principais de sua série de maior sucesso são, na verdade, inspirados em sua própria família. Homer, Marge, Maggie e Patty são os nomes de seu pai, mãe, irmã, tia, respectivamente. Isto faria dele o Bart? (a título de curiosidade, o personagem do Bart foi inspirado no Dennis, o Pimentinha).

E esse som?

Maggie

Acredite se quiser, o característico som de sucção da chupeta de Maggie foi gravado por Groening. Quando a personagem falou pela primeira vez, no entanto, Elizabeth Taylor (Cleópatra) foi convidada para fazer sua dublagem.

Já foi acusado de discriminação

Apu

Groening recebeu uma acusação legal em julho do ano passado por parte de sua babá Tania Cardona. A ex-funcionária afirma que Matt fez comentários discriminatórios contra trabalhadores hispânicos que serviram em sua casa. De acordo com ela, Groening uma vez disse que "minha casa parece uma comunidade hispânica; eu odeio isto". Cardona tambéma lega que foi demitida injustamente e está buscando uma indenização nada modesta de 1 milhão de dólares.

Está em guerra com seus vizinhos

Matt4

O famoso showrunner está em guerra com seus vizinhos porque eles querem se livrar de uma mata de árvores na frente da mansão de Groening para construir um lote de estacionamento. Matt e outros moradores se opõem ao projeto, alegando que as árvores tem mais de 100 anos e não devem ser derrubadas. O governo da cidade de Santa Monica, onde vive Groening, afirmou que as árvores não são protegidas pela prefeitura, dando continuidade à batalha entre vizinhos.

Ele toca em uma banda de rock

Banda

O cartunista é conhecido por ser um grande fã de música, em especial rock. Como se não bastasse, Matt também toca bateria em uma banda chamada The Rock Bottom Remainder, ainda que seja creditado sob o nome Cowbell Player.

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+