O que acontece quando você joga sal na areia da praia?

POR A redação    EM Mundo Animal      29/09/15 às 09h22

Na última semana inúmeras pessoas compartilharam vídeos de alguns pescadores jogando sal na areia da praia e de repente surgia um bichinho, nossos leitores ficaram curiosos e mandaram emails perguntando o que são aqueles seres que saem quando o sal encosta na areia, então calma que a Fatos vai te explicar.

Existem inúmeros nomes populares para defini-los lingueirões, longueirão, navalha, faca e até demônios para alguns sites mais sensacionalistas. Mas na verdade o nome científico da espécie é apenas Solen marginatus, são moluscos bivalves da família Solenidae, eles ficam enterrados no curto espaço entre a maré baixa e maré alta, chamado de zona intertidal.


https://www.youtube.com/watch?v=Slp8G7bAWeA

Uma caraterística marcante desse molusco é uma concha alongada com um sulco lateral. A parte externa dele é muito sensível e pode ser quebrada facilmente (mais ou menos como um caramujo) e apresenta linhas únicas que são usadas pelos pesquisadores para identificar quantos anos tem o bichinho. Eles são muito encontrados em rios, e também nas praias.

A técnica usada nos vídeos para pescar esse molusco é conhecida há anos, acontece que quando o sal de cozinha seco é jogado na areia, o lingueirão como vive enterrado há mais ou menos 30 cms da superfície, pensa que a maré subiu, e na tentativa de sair da água para "tomar um ar" ele acaba sendo pego pelos pescadores. O sal é colocado no buraquinho que mostra a "respiração" do animal, por isso são fáceis de identificar, é claro que isso causa o sufocamento e desidratação, e a técnica é bem eficaz apesar de um pouquinho cruel.

Mas por que pescam os lingueirões?

1
Os lingueirões são muito apreciados na culinária do mundo todo. A carne possui uma composição semelhante à carne e ao peixe, rica em ferro, mas com bastante colesterol. Os lingueirões que crescem nas zonas costeiras poluídas, devem ser evitados para o consumo, pois são capazes de acumular toxinas na sua carne.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+