Fatos Nerd

8 filmes legais que se tornaram franquias irritantes

0

Quando um filme é sucesso, é normal que os estúdios queiram investir em sequências para garantir mais lucro. Não é todo dia que se acha um roteiro que agrada tanta gente! Mas existe um problema em criar franquias: em algum momento as temáticas, roteiros e abordagens podem se tornar mais do mesmo. Quem nunca gostou muito de um longa metragem e após assistir algumas continuações começou a achar tudo entendiante? O surgimento de franquias irritantes é um triste problema de Hollywood, mas é uma realidade.

Confira alguns dos filmes que conquistaram corações ao redor do mundo, mas que depois de um tempo começaram a deixar seus fãs decepcionados.

1 – Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro foi um sucesso de críticas em 1984 ao misturar ficção científica, terror e a atuação incrível de Arnold Schwarzenegger. A sequência, lançada em 1991, foi considerada uma das melhores continuações e um dos melhores filmes do gênero sci-fi e ação. Daí para frente foi só ladeira abaixo. A partir do filme lançado em 2003, os roteiros traziam a ação de sempre, mas não acrescentavam nada na mitologia da franquia.

2 – Matrix

Matrix foi um marco na história dos filmes de ficção científica ao trazer referências filosóficas de Kant e Descartes. Além do roteiro inteligente e coeso, os efeitos especiais também surpreenderam a todos. Já Matrix Reloaded foi considerado a pior sequência com suas lutas intensas feitas com CGI e a história rasa. Já Matrix Revolutions é algo que nem compensa ser lembrado.

3 – Piratas do Caribe

O carisma de Jack Sparrow e as confusões em que ele se metia com Will Turner e Elizabeth Swan conquistaram muita gente, mas uma hora cansa. A trilogia original é algo que vale a pena assistir até hoje, mas o quarto filme, Navegando em Águas Misteriosas, já não tinha mais todo o conjunto que cativou o público. Apenas um Jack Sparrow repetindo o mesmo tipo de piadas de sempre. Já A Vingança de Salazar, que foi lançado esse ano, tentou trazer elementos antigos e mesmo assim não é convincente. A cena pós-créditos mostra que o vilão Davy Jones voltará em breve, e cá entre nós… Isso não faz o menor sentido.

4 – Jogos Mortais

Jogos Mortais foi marcante no gênero de terror, e todo mundo que assistiu ficou tenso com as situações vividas pelos personagens. Infelizmente, as sequências apresentavam justificativas e desenvolvimentos cada vez mais rasos utilizados apenas para oferecer cenas de gore gratuitamente. É o tipo de franquia que perdeu a sua essência após muitos títulos.

5 – Transformers

A animação de Transformers marcou a infância de muita gente, então, impossível não ficar empolgado com a possibilidade de ver os autobots nos cinemas. Já são cinco filmes, e a cada lançamento mais decepções. Roteiros rasos e inconsistentes, sexualização feminina exagerada, piadas não tão engraçadas assim. Alguém diz para o Michael Bay que filmes de ação não se fazem só com lutas épicas! É preciso investir em outros elementos. Já até citamos alguns por aqui.

6 – Uma noite de crime

A proposta de Uma noite de crime é incrível: durante uma noite, você pode cometer qualquer ato contra a lei sem ser penalizado por isso. O primeiro filme deu uma lição incrível sobre desigualdades sociais em que os ricos tinham dinheiro para se proteger e os menos favorecidos realmente lutavam para sobreviver. Sem falar nos jovens de vida boa que acreditavam ter direito sobre a vida dos pobres. As sequências, no entanto, cometem o mesmo erro de Jogos Mortais: tem desenvolvimentos fracos para sustentar cenas de violência.

7 – Sharknado

Quando você descobre a existência de um filme que mistura tornados e furacões, já é algo bem absurdo. Mesmo assim, é interessante assistir para rir durante algumas horas. Mas você acredita que já são cinco longa metragens da franquia Sharknado? O último filme colocou tubarões voando por todo o mundo, e os protagonistas tinham um jeito bem bizarro de se locomover rapidamente. Já contamos algumas das bizarrices aqui.

8 – Velozes e Furiosos

A proposta de Velozes e Furiosos também é muito boa, e o primeiro filme merece todos os méritos que recebe. Mas, caso você não tenha contado, a franquia já tem nove filmes. Nove. E sempre trazendo mais do mesmo em questão de roteiro e cenas de ação. Os fãs mais apaixonados não sentem falta de um pouquinho de inovação, não?

Você gosta de alguma dessas franquias? Que outra você acha que já perdeu o sentido e já deveria ter acabado? Conta pra gente nos comentários!

E agora? Compra da Fox pela Disney pode estar em risco

Artigo anterior

Essa artista coreana vai confundir sua mente com essas ilusões de ótica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido