• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 teorias que vão te fazer questionar tudo à sua volta

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      05/07/19 às 17h25

O ser humano é realmente complexo. Seu cérebro, objeto de estudo extraordinário para muitos cientistas, é uma caixa de surpresas. Nunca sabemos o que podemos encontrar ali. Por causa de mentes brilhantes, que se destacaram ao longo da história da humanidade, fomos - e somos até hoje - apresentados às novas invenções, ferramentas que são capazes de nos deixar de boca aberta.

Tudo que surge como inovador vem para nos mostrar que as mentes brilhantes não param. Elas funcionam 24 horas, sem descanso. Estão constantemente evoluindo. Mas e se essas mentes nos apresentam informações que são capaz de nos fazer questionar tudo ao nosso redor? O que fazer? E se o intuito for apenas instigar, intrigar, provocar reflexão?

Bom, antes de decidirmos o que é verdade ou não, é preciso conhecer quais teorias são essas. Confira abaixo 7 teorias capazes de nos fazer questionar tudo o que aprendemos.

1 - Dois cérebros na mesma cabeça

O que aconteceu para que o Mike Gazzaniga, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, se surpreendesse tanto e chegasse a considerar algo, até então, insuspeitável? Em 1961, alguns casos graves de epilepsia eram tratados dividindo o cérebro. O processo cirúrgico consistia em cortar as principais conexões entre os hemisférios esquerdo e direito. Os dois hemisférios do cérebro são ligados por uma ponte de nervos, que lhes permite cooperar e agir como uma única unidade. Porém, alguns pacientes, que passaram por esse procedimento, descobriram algo surpreendente: os ataques epiléticos cessaram e os dois lados do cérebro começaram a se comportar de forma independente.

2 - Você é um simbionte

Todos temos um "pequeno" ecossistema de bactérias vivendo em nosso corpo e temos uma relação simbiótica com essas colônias. No entanto, é importante ressaltar também que há outro organismo vivendo profundamente dentro de nós, dentro de nossas células: as mitocôndrias. As mitocôndrias, por tornarem a vida multicelular possível, têm DNA diferente do resto da célula, o que significa que começaram evoluir de forma diferente. Em algum momento da história, uma relação simbiótica surgiu entre dois organismos unicelulares, que se fundiram para formar uma entidade completamente nova. O processo, chamado de simbiogênese, acontece quando DNA mitocondrial é transmitido através de gerações, como é o caso do nosso DNA. Por isso, saiba que você é, sim, um simbionte.

3 - Você pode ser também um alienígena

Panspermia é uma teoria que envolve o fato de aminoácidos e outros componentes orgânicos, como, por exemplo células isoladas, terem aparecido na Terra e em outros planetas por meio de meteoros. E é daí que, de acordo com o pesquisador da raça humana, Ellis Silver, viemos. Para o cientista, nossa origem não provém da Terra, mas sim do mundo extraterrestre.

4 - Dormir não nos dá mais energia

Não há nada melhor do que uma boa noite de sono para se sentir mais revigorado, com mais energia, não é verdade? Não, não é. O que abastece nosso corpo de energia são os alimento que ingerimos e oxigênio que respiramos. São esses dois elementos que mantêm nossas células funcionando. O sono, por outro lado, não recarrega nossa bateria. Até porque, quando dormimos, o nosso corpo continua queimando energia.

5 - Você é mais velho do que imagina

Não, você não tem 25 anos. Sabe por quê? Porque seu DNA pode ser rastreado, chegando até o DNA dos primeiros organismos que existiram no planeta, o que significa que uma parte de você pode chegar a ter até 3 bilhões de anos.

6 - Você tem hobbies porque tem medo de morrer

De acordo com a Teoria do Gerenciamento do Terror, a lembrança da mortalidade pode ser um efetivo motivador para o indivíduo. Realizada pelos pesquisadores Colin Zestcott, Uri Lifshin, Peter Helm e Jeff Greenberg, todos da Universidade do Arizona, nos EUA, a pesquisa, que vem sendo desenvolvida desde a década de 1980, tem como objetivo entender como o indivíduo reage diante da possibilidade da morte. Ainda de acordo com o estudo, parte da motivação que todos temos para participar de atividades culturais e esportivas se alicerça sobre a necessidade de aumentar a autoestima, reduzindo assim preocupações com a certeza de nossa própria morte.

7 - Mesmo estando vivo, saiba que parte de você contém organismos mortos

Somos feitos de células que funcionam essencialmente como minúsculos robôs, incapazes de gerir qualquer pensamento. No entanto, as nossas próprias células são formadas por materiais que podem ser considerados não-vivos. Como é possível? A explicação deixamos para os cientistas que, muitas vezes, no lugar de esclarecer, bagunçam ainda mais a nossa criativa mente.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+