7 Hábitos e costumes brasileiros que deveriam ser exportados

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      29/07/15 às 18h08

O Brasil foi pais sede de uma das edições da Copa do Mundo, você lembra?

Ah, o clássico e triste 7x1 em cima da nossa seleção canarinho, a simpatia dos gringos e a beleza de grandes partidas e um futebol jogado com arte e técnica que algumas seleções exibiram. Sem contar a onda de protestos que foi feita contra o evento esportivo e o climão que ficou no país por conta dos contrários e os favoráveis à Copa do Mundo.

Mas o que mais se destacou dos gringos vindos para cá foi a grande diferença cultural entre todos os povos, como Estados Unidos, França, Itália, Espanha etc. Mas, segundo uma pesquisa, não foram só os estrangeiros que demonstraram exemplos de bons comportamentos, hábitos e costumes que eles gostariam de exportar para os outros países.

O Brasil também foi exemplo de bons hábitos. Alguns estrangeiros foram entrevistados pelo jornal Zero Hora e revelaram quais dos costumes e hábitos daqui eles mais admiram e gostariam que fossem levados para outros países.

Confira aí alguns dos depoimentos:

1 - Atendimento

07552_2-1346431777

O atendimento do Brasil foi muito elogiado. Os gringos elogiaram bastante os estabelecimentos brasileiros pelo serviço que lhes fora prestado. O italiano Alessandro Andreini afirmou que uma das frases que mais curtiu foi uma vinda de uma caixa de supermercado, que dizia:"você encontrou tudo o que procurava?". Mas a cordialidade brasileira não foi muito bem aceita por conta de gosto também. Conhecidos como pessoas mais "frias" e menos receptivas, os britânicos e os franceses não curtiram muito ser abordados pelos atendentes do Brasil.

2 - O "jeitinho brasileiro"

MANIAS-DE-POBRE

Para a "gringaiada", o brasileiro é nota 10 na arte da improvisação. Tanto é que eles elogiaram e se mostraram muito impressionados com o nosso famoso "jeitinho brasileiro" de lidar com as coisas e situações. Segundo o filósofo americano Allan Taylor, o "jogo de cintura" que nos torna torna tão bem sucedidos no exterior, por exemplo, e até os americanos não conseguirem sambar e nem jogar futebol direito.

3 - A Carona

carona-solidaria-reduzindo-a-poluicao-do-ambiente-1

Se você não sabia, vai ficar tendo conhecimento agora, mas a carona é um hábito que praticamente não existe em outros países. Segundo o francês Manuel Gourmand, "esta é, de longe, uma das práticas brasileiras que ele mais gosta". Ele diz que na Europa isso não existe e que nem mesmo colegas pensam na possibilidade de oferecer carona a alguém. Cada um vai aos encontros por conta própria. O que é uma cordialidade muito comum por aqui é visto como algo inesperado e quase inexistente em outros países e os estrangeiros ficaram muito impressionados com essa generosidade em formato de transporte.

4 - Almoçar

Confus_o_Estomacal

A neozelandesa Victoria Joy reconhece que um jantar mais leve é muito mais saudável e que nosso ponto de vista quanto à alimentação deveria ser exportado. Em alguns países, almoçar não é um hábito muito praticado pelos estrangeiros. Eles preferem comer um sanduíche no almoço e curtir uma refeição nada leve, durante a noite. Muitos elogiaram a ideia dos rodízios e ficaram maravilhados com os bufês a quilo.

5 - Abraçar

02e6a7654hlzuj2hzhtvhhnkb

 

Sim, muita gente deve estar se perguntando: "Uai, o abraço? Como assim?". É isso mesmo, o abraço! Parece que ser receptivo e aberto ao contato pessoal é uma particularidade dos brasileiros e só de algumas pessoas de outros países. Muitos gringos interpretam o nosso tradicional abraço seguido de um ou dois beijos na bochecha pode parecer um "abuso sexual". Meio exagero para quem não é do Brasil, mas a realidade é bem essa mesmo. O estudante chinês Liu Da diz que na China, sequer o aperto de mão é usual, pois as pessoas simplesmente não se tocam.

6 - Higiene

higiene-personal-1

Os brasileiros foram muito elogiados pela higiene e limpeza em seus hábitos que os estrangeiros quiseram exportar. Tomar banho ao acordar, escovar os dentes depois das refeições, usar muito o desodorante e por aí vai. A francesa Nathalie Touratier se diz admirada pelo fato de escovarmos sempre os dentes, mesmo no trabalho: ela explica que na França, as pessoas mascam chicletes após almoçarem quando estão em serviço.

7 - Atividades físicas

733910-Atividades-físicas-que-emagrecem-rápido-e-de-graça-01

Em se tratando de cuidar do corpo e se exercitar, os brasileiros acabam sendo exemplo para o mundo. Os estrangeiros da África do Sul e do restante da América do Sul afirmaram estar impressionados com a vontade dos brasileiros em praticar exercícios físicos como malhar, fazer caminhada, uma corridinha no parque um futebolzinho no parque e até um vôlei na areia.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+