8 invenções incríveis de filmes que gostaríamos que fossem verdade

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      23/10/14 às 17h11

Os filmes de ficção nos cativam não apenas por seu exóticos personagens, mas também pela engenhosidade das ciências futuristas imaginadas pelos roteiristas e diretores, que, de maneira esdrúxula ou não, preveem o futuro e acabam até servindo de inspiração para ele. É o caso do Hoverboard (skate flutuante) de Marty McFly em "De Volta Para o Futuro", que já tem várias tentativas de materialização aqui, no mundo real. O mesmo sobre os sabres de luz, ou a impressionante Mark II do Homem de Ferro, que já fizeram até de papelão!

Mas aparência e funcionalidade são coisas diferentes, e a grande questão que resta é: será que, além do efeito cosmético, essas invenções algum dia se tornarão possíveis? E, se sim, como transformariam a nossa maneira de viver? Confira alguns dos nossos exemplos e imagine um mundo repleto dessas engenhocas incríveis:

Hoverboard - De Volta Para o Futuro

invenções dos filmes que queremos na vida real 1

Anda em qualquer superfície, inclusive na água, e atinge velocidades que provavelmente beiram os 100 km/h. Quem não gostaria de flutuar num desses pela cidade?

Lightcycle - TRON

invenções dos filmes que queremos na vida real 2

Essas invenções ultravelozes e psicodélicas seriam perfeitas para chegar na balada com classe, mas, no Brasil, provavelmente você seria roubado antes de descer dela.

Capa de Invisibilidade - Harry Potter

invenções dos filmes que queremos na vida real 3

Que tal dar o fora de um lugar chato, assaltar um banco sem nenhum risco ou não estar lá quando sua sogra bater na porta? É, melhor que a superforça e velocidade em várias situações, a invisibilidade é um recurso inteligente, ainda mais no formato de uma utilíssima capa. Já existem aparatos de cloaking baseados em luz e espelhos que reproduzem o ambiente, mas não de forma tão dinâmica quanto o valioso bem de Harry Potter.

Controle Universal - Click

invenções dos filmes que queremos na vida real 4

Que tal ver sua vida em 100x ou voltar no tempo? Controlar a reação das pessoas, mudar de lugar, pausar um momento...Quase Deus, esse controle é o supra-sumo dessa lista, mas, como no filme, o aprendizado que ele traz é bastante humilde: não é preciso de nada além do que temos para sermos felizes.

Carros Voadores - O Quinto Elemento

invenções dos filmes que queremos na vida real 6

Cansado dos candidatos prometendo asfalto de baixa qualidade, apenas para prometerem asfalto de novo no próximo mandato? Já teve que trocar um pneu e usar um macaco num lugar ermo, às 3 da manhã? Está cansado de bater a cabeça no teto em lombadas, e até de ter problemas pra estacionar e trafegar em engarrafamentos? Bom, apenas dê uma olhada nessa foto e imagine um mundo pontilhado por um enxame de carros voadores.

Robôs Serviçais - O Homem Bicentenário

invenções dos filmes que queremos na vida real 7

 

Ah, pra quê superpoderes se você pode apenas ficar tranquilo, numa boa, enquanto conversa com um ser imortal que é bastante educado e gosta de lhe servir? Apesar de, como na crítica do filme, a servidão se assemelhar muito à escravidão, para robôs criados para isso, não seria esse o motivo da vida (assim como o personagem de Robin Williams pensa, na produção, e até acaba ficando perdido quando não tem mais quem servir).

Sabres de Luz -Star Wars

 

invenções dos filmes que queremos na vida real 5

Tá bom, eu volto atrás. Nem hoverboards, nem invisibilidade, nem motos, nem empregados...O mais legal mesmo seria ter "a Força" e conseguir manejar um sabre de luz. Defletir tiros, derreter e cortar metal sólido e até ataques à distância, usando a arma como um bumerangue. Como dizem os designer, "menos é mais", e, apesar da Mark II dourada da foto-título ser linda, provavelmente não duraria 2 segundos contra um sabre de luz duplo, como o de Darth Maul.

Darth_Maul_lightsaber_reveal

 

Se gostou, confira também a nossa lista de invenções do futuro da NASA, invenções brasileiras e esquecidas que já foram o futuro um dia!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+