11 curiosidades que quase ninguém conhece sobre o naufrágio do Titanic
Tempo de leitura:2 Minutos, 8 Segundos

11 curiosidades que quase ninguém conhece sobre o naufrágio do Titanic

Um dos clássicos que mais rendeu bilheteria nos cinemas de todo o mundo, o Titanic também se trata da história real de um acidente em alto mar que matou milhares de pessoas. E, embora essa tragédia tenha marcado o início do século 20 pelos aspectos ruins, ela foi “romantizada” por Hollywood muitos anos depois, imortalizando o relacionamento proibido de Rose e Jack. (Clique para ver: Fotos raras do Titanic que você ainda não viu).

Mas, apesar dessa história ser bastante conhecida pelo público, há inúmeros fatos e detalhes que ninguém sabe sobre esse episódio. Confira, abaixo, tudo que você ainda não conhecia sobre esse naufrágio:

1. Sabe os botes que não ajudaram muita gente? Pois é, um evento-teste com eles estava programado para o dia anterior ao naufrágio do navio. A intenção era fazer com que os passageiros soubessem o que fazer em caso de desastre.
1
2. Não foi exagero do roteirista: a orquestra realmente continuou tocando enquanto o navio afundava.
2
3. Milton Hershey, dos chocolates Hershey, tinha comprado passagens a viagem no Titanic, mas ele acabou cancelando sua reserva por causa de uma reunião de negócios. Homem de sorte!
3
4. Um único japonês que sobreviveu ao desastre foi tratado como covarde, uma vez que as pessoas de seu país acreditavam que ele deveria ter morrido com o restante dos passageiros.
4
5. O navio contava com 4 enormes chaminés, mas somente 3 delas funcionavam. A última, de acordo com os registros históricos, foi construída para dar uma imponência maior ao transatlântico.
5
6. Por incrível que pareça, o filme “Titanic” custou mais caro do que o navio real.
6
7. O iceberg que causou a tragédia existe desde 1.000 aC.
7
8. Havia um outro navio perto do Titanic, que poderia ter ajudado no resgate das pessoas, mas aconteceu um atraso na comunicação e a embarcação acabou se distanciando muito do lugar.
8
9. Essa quase ninguém sabe: o Chef do navio, conhecido como Baker, sobreviveu às águas quase congeladas devido à quantidade de álcool que estava em seu sangue. Isso manteve seus órgãos protegidos e em pleno funcionamento até o resgate. Quando as pessoas descobriram isso ficaram perplexas porque ele estava bêbado durante o trabalho.
9
10. Apesar do alto orçamento da época, o Titanic foi o único transatlântico a afundar após bater em um iceberg.
10
11. O mais triste de tudo é que a tragédia poderia ser evitada caso os responsáveis pela navegação tivessem visto o iceberg 30 segundos antes da colisão.
11

Gosta do assunto? Então veja ainda o antes e o depois do elenco de Titanic.