8 maneiras fáceis de evitar cáries e deixar os dentes mais saudáveis

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      23/03/18 às 19h17

A cárie é a doença bucal mais conhecida sendo que, em algum momento da vida, todos provavelmente iram ter que enfrentar o problema. O fator intrigante sobre isso é que existem muitos causadores para a cárie, o que torna ainda mais difícil evitá-las. Além disso, estudos mostram que aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas, em todo o mundo, possuam cáries não tratadas. O que mostram claramente a extensão do problema.

Mas, apesar de muitos tentarem combatê-la apenas com o uso de enxaguantes bocais e escovações, algumas coisas podem contribuir para que você as evite. É preciso tomar mais cuidado com os seus dentes, e com as possíveis doenças que o seu descuido com eles pode gerar. Afinal, ninguém gosta de dentistas, concorda? Pra falar a verdade, só o barulho das ferramentas utilizadas pelos dentistas já é o bastante para causar arrepios em muita gente. E ,para que você não precise enfrentar esse problema, que tal seguir essas dicas?

1 - Mudança nos hábitos alimentares

Uma dieta saudável pode te ajudar em diversos pontos, um deles é no combate contra as cáries. Todos sabem que consumir alimentos com muito açúcar podem ajudar na formação do problema e, da mesma forma, alterar a alimentação de forma mais controlada pode ajudar. Uma boa dica é consumir produtos com mais cálcio, como o leite, iogurte e queijo.

2 - Chiclete sem açúcar

Mais uma vez, o oposto do que está causando o mal pode ser a sua salvação. Muitos enfatizam o fato que que chicletes podem resultar em cáries, mas não tem problema mascar aqueles sem açúcar. Na verdade, como a maioria deles contem 'xilitol' você pode estar combatendo o problema. Esse componente ajuda a evitar a proliferação de bactérias.

3 - Cuidados com a escova de dentes

Para tratar as cáries é bom se manter sempre com uma boa escova de dentes. Para isso, é melhor escolher escovas pequenas ou médias, desde que elas consigam alcançar os lugares mais escondidos da sua boca. E, além disso, apesar de muitos utilizarem capas para a escova de dente é melhor que você não faça isso. Elas podem abrigar micro-organismos e bactérias. E, por último, se lembre de trocá-la frequentemente. Não é bom ficar com a mesma escova por muito tempo.

4 - Rotina de limpeza

Para ter uma boa saúde bucal é bom saber como manter uma boa limpeza rotineira. O indicado é que se escove os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes por dia. Garanta que a sua escovação esta sendo eficiente e lembre-se sempre de usar o fio dental, ele te ajudará a retirar restos de comida escondidos. Enxaguantes bucais também são de grande ajuda.

5 - Vá regularmente ao dentista

Todos sempre ouvem isso, apesar da maioria não fazê-lo. Ir ao dentista frequentemente irá impedir que você adquira um problema maior. Além disso, as limpezas feitas por especialistas são ainda mais profundas e podem eliminar problemas menores como placas e tártaros.

6 - Consuma mais vitaminas

Como falamos antes, a sua alimentação tem grande influência em sua saúde e reflete diretamente no seu estado bucal. E, adicionar vitaminas a sua dieta vai ajudar e muito nisso. Frutas e legumes contem muita fibra e também ajudam na salivação. Para adicionar mais vitaminas Bferro basta ingerir alimentos integrais com mais frequência. Além disso, a vitamina D pode ser encontrada em frutos do mar.

7 - "leo de coco

Uma forma natural de acabar e evitar as cáries é usar o óleo de coco. Você pode usá-lo para enxagues bucais e isso vai criar uma proteção em seus dentes. Basta usar uma colher do produto para isso, mas lembre-se, ela deve ser usada apenas para enxaguar e não deve ser ingerida.

8 - Faça a sua pasta

Fazer uma pasta natural pode ajudar no combate a cárie, já que não possuir tantos componentes químicos. Para fazê-la você precisará de 4 colheres de sopa de cálcio em pó, 1 colher de sopa de Stévia, 1 colher de sopa de sal marinho, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1/4 xícara de óleo de coco. Misture tudo junto até que uma basta seja formada. Não use o produto por mais de 30 dias.

E aí, sabia que essas coisas poderiam te ajudar no combate a cárie? O que acharam das dicas?

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+