Entretenimento

8 personagens do cinema que foram baseados em pessoas reais e você não sabia

0

Personagens bem desenvolvidos no cinema podem ser responsáveis pelo carisma de um filme e pelo sucesso eternizado de uma produção. Alguns deles são de mérito total de quem criou o personagem antes de inseri-lo no roteiro, outros, porém, são inspirados em pessoas da vida real, que tiveram vidas estranhas ou encantadoras a ponto de conquistar as telas.

Eventos que fizeram parte da vida de pessoas no mundo real conquistam os bastidores de Hollywood com suas peculiaridades e inspiram obras de ficção. O conteúdo que vemos na tela pode até não reproduzir fatos totalmente verdadeiros, mas bebem de fontes reais e não apenas da imaginação de roteiristas.

Acompanhe a história de alguns encantadores personagens do cinema que têm inspiração em gente da vida real e se impressione com as tramas.

1 – Viktor Navorski

Viktor Navorski (TOM HANKS), a visitor to New York from Eastern Europe, finds himself stranded at the airport when a coup in his homeland leaves him without a valid passport or visa, in DreamWorks Pictures' THE TERMINAL, directed by Steven Spielberg.

Durante protestos realizados no Irã, Mehran Karimi Nasseri foi expulso de seu país e conseguiu refúgio na Grã-Bretanha. Quando estava no aeroporto de Paris, durante uma escala, teve os documentos roubados, mas embarcou para Londres mesmo assim. Lá, foi mandado de volta para a França e, como estava legalmente sem um país de origem, teve que morar no aeroporto por 17 anos. Uma história parecida foi contada no filme O Terminal, em que Tom Hanks interpreta Viktor Navorski.

2 – Úrsula

2

A vilã que atormenta a a vida de Ariel em A Pequena Sereia foi inspirada em Harris Glenn Milstead, um ator, cantor e drag queen famoso nas décadas de 70 e 80 com o nome Divine. O visual da personagem foi inspirado em Divine, mas o ator não chegou a ver Úrsula nas telas. Harris morreu um ano antes do lançamento da animação e Úrsula foi chamada de a melhor vilã de uma animação Disney em décadas.

3 – Johnn Fontane

3

Afilhado de Don Vito Corleone, em O Poderoso Chefão, Johnny Fontane é um artista que precisa do apoio da família para lançar sua carreira. Apesar de nunca ter sido realmente comprovado, acredita-se que o personagem tenha sido inspirado em Frank Sinatra. As suposições apontam que Sinatra tinha fortes ligações com a máfia e, graças a essas conexões, ele conseguiu um papel em A Um Passo da Eternidade, que lhe garantiu um Oscar.

4 – Zorro

4

O cavaleiro Zorro foi representado em diversos livros, filmes e seriados de TV, sempre se vestindo de preto e deixando a marca da letra Z com sua espada. A história de Zorro foi inspirada num livro que conta as aventuras de um personagem real: Joaquín Murrieta. Ele passou de um simples mineiro durante a corrida do ouro na Califórnia para um perigoso bandido. Atualmente, pouco se sabe sobre o que é real e o que é ficção na historia de Murrieta e alguns o enxergam como verdadeiro herói, enquanto outros o classificam como um criminoso renegado.

5 – Steve Zissou

5

A Vida Marinha com Steve Zissou nos apresenta Bill Murray como o personagem que explora o mar em busca de um tubarão. Tirando esse detalhe, o nome do filme, a forma como Zissou se veste, o nome francês e os hábitos no barco apontam a relação com um personagem da vida real: Jacques Cousteau. Ele era um piloto de avião da marinha francesa que foi impedido de voar após um acidente. Ele começou a nadar para fortalecer os braços e se apaixonou pelo mar, onde passou o resto da vida a bordo do barco Calypso.

6 – Frank Costello

6

Frank Costello é um chefe da máfia irlandesa que controla o submundo de Boston, em Os Infiltrados. Interpretado por Jack Nicholson, o personagem tem inspiração em James “Whitey” Bulger, um criminosos que já foi considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas de Osama Bin Laden. Assim como Costello nas telas, Bulger usou um agente infiltrado na polícia para conseguir benefícios e vantagens em sua carreira criminosa.

7 – Ignacio

7

Numa interpretação de um dos personagens mais improváveis do cinema, Jack Black dá vida a um padre que se transforma num lutador de luta livre. Por mais que o conceito pareça estranho demais, em 1973 o padre Sergio Gutierrez Benitez utilizou a mesma estratégia para arrecadar fundos para um orfanato no México. O padre acordava às 4h30 da manhã e treinava até às 8h, quando voltava para o orfanato para cuidar das crianças.

8 – Lucy Whitmore

8

Em Como Se Fosse a Primeira Vez, Drew Barrymore dá vida à personagem Lucy Whitmore, que sofre com um problema de memória recente. O mesmo problema fez parte da vida de Michelle Philpots, que sofreu dois acidentes de trânsito e ficou com graves sequelas. Desde 1994, ela sofre para formar novas memórias e é surpreendida pelo marido – de quem ela só se lembra como namorado – com o álbum de casamentos do casal.

E aí, qual dessas histórias mais te impressionou? Talvez nos cinemas até pareçam normais, mas ao saber que aconteceram de verdade, podem se tornar bem mais incríveis.

7 sinais de que você é muito inteligente (mesmo que não saiba disso)

Artigo anterior

Por que os atletas estão prestando continência no pódio olímpico?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido