• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 espetáculos insanos que você podia assistir no Coliseu

POR Júlia Marreto    EM História      03/01/17 às 15h33

Se você já assistiu ao filme Gladiador (2000), dirigido por Ridley Scott, e estrelado por Russell Crowe, tem uma noção de como eram os "maravilhosos espetáculos" realizados no Coliseu. Abarrotados de violência, sangue e mortes, sem o consentimento dos participantes, claro.

Apenas para entreter o público da época, na famosa política do pão e circo, que já conhecemos. Apesar de o filme mostrar alguns tipos de espetáculos realizados no "centro de entretenimento romano", nem todos foram representados.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 6 espetáculos insanos que você podia assistir no Coliseu. Também vale lembrar que esses espetáculos, apesar de insanos, eram muito normais para a época e, dentro de uma realidade contemporânea, esses são exemplos do que poderia (deveria) ser inaceitável. Confira:

1 - Combates entre mulheres

Circa 55 BC, A group of gladiators salute the emperor, at the Circus Maximus in Rome. (Photo by Three Lions/Getty Images)

Um espetáculo poderia começar com uma mulher disfarçada de Vênus, contra o imperador Tito, dizendo "não basta com o que Marte te sirva, César. Vênus também servirá." Essa era mais que uma cerimônia, era um sinal para o público. Naquele dia, não apenas os homens se enfrentariam sem razão. O público também assistiria mulheres fazendo o mesmo. Dominiciano, irmão de Tito, era um grande fã desses espetáculos. De fato, participou de mais lutas desse tipo que qualquer outro imperador.

2 - Animais de todo o mundo

02

Pelo menos 684 espécies diferentes eram ali reunidas. A primeira girafa a pisar na Europa, foi exibida ali. Sendo Júlio César o responsável por capturá-la e levá-la a arena, sendo arrastada por uma corrente amarrada em seu pescoço. A reação do público era incrível, ao ver aqueles seres tão exóticos.

3 - Reprodução de mortes mitológicas

03

Não se tratavam de encenações realizadas por atores, mas sim verdadeiros massacres, com criminosos desempenhando os papeis que lhes eram designados. Um dos espetáculos mais memoráveis é a tortura de Prometeu.

4 - Lutas de anões com facas de açougueiros

04

Na época do Imperador Cómodo, os criminosos não eram os únicos mandados ao condenados da morte, pessoas com deficiência e nanismo também o eram. O imperador os mandava buscar, por céus e terras, e levá-los ao Coliseu Romano. Uma vez lá dentro, essas pessoas precisavam se confrontar, utilizando uma faca de açougueiro, só uma pessoa poderia sair dali com vida.

5 - Imperador contra animais

05

O Imperador Cómodo, guiado por seus fascínio pelos jogos no Coliseu, muitas vezes lutava nu contra animais exóticos, massacrando-os, na tentativa de entreter seu povo. Na maioria das vezes, matava animais como: leões, avestruzes, elefantes, girafas... em meio a uma multidão que era instruída a aplaudir seu feito.

6 - Animais que emergiam da terra

06

Os animais não entravam no Coliseu em jaulas, eles saíam do chão, de maneira repentina. Sem que ninguém percebesse. A construção tinha um surpreendente sistema de 24 elevadores, que poderia levantar até 270kg. Assim, podiam suportar leões, lobos, leopardos e até ursos. Para que tudo funcionasse perfeitamente, eram preciso pelo menos 8 homens. Se algo desse errado, eles eram condenados a lutar na arena.

Então pessoal, o que acharam desses espetáculos? Já ouviu falar em algum outro que não está nessa lista? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+