Curiosidades

8 sintomas físicos que podem ser causados pelo estresse

0

Atualmente, o estresse atinge uma grande parcela da população. Os motivos são variados e dependem de cada pessoa, mas podem ser causados por pressão no trabalho, acúmulo de responsabilidades, preocupações, problemas financeiros, crises nas relações interpessoais, mudanças na rotina e coisas do gênero. Passar por situações de estresse é normal, o problema é quando isso se torna uma situação constante, fazendo parte da sua rotina.

O estresse aumenta a ação do sistema endócrino e gera mudanças físicas que causam instabilidade emocional e começa a dar sinais na saúde do indivíduo, podendo até causar algumas doenças. Altos níveis de estresse podem causar problemas psiquiátricos, ataques de pânico, transtornos de ansiedade, problemas de tireoide, irregularidades no ciclo menstrual e até diabetes.

O estresse

O estado de estresse é gerado pela percepção de estímulos que causam excitação emocional e perturbam a homeostasia. O corpo então reage a esses momentos de tensão ou ameaça e ficam em alerta, o que desencadeia uma série de reações bioquímicas que levam o organismo a se adaptar a situação, e aumenta a produção e liberação imediata de neurossubstâncias como a adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Esse estado, a longo prazo, aumenta o risco cardíaco e os triglicérides, além de reduzir a produção de insulina, e afetar o sistema imunológico deixando o organismo vulnerável diante dos microrganismos.

Por isso, é preciso estar atento aos sintomas de estresse a fim de evitar maiores complicações. Lembrando que os sintomas podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa. Confira alguns dos sintomas causados pelo estresse.

1 – Dores musculares

O estresse tem forte ligação com as dores musculares, uma vez que ele causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como é o caso do cortisol. E esses hormônios também causam uma tensão muscular, que podem levar a um quadro de espasmo muscular. Os músculos das costas e do pescoço são os mais sensíveis aos efeitos do estresse.

2 – Tremores

O tremor é uma descarga do sistema nervoso simpático autônomo. A tonicidade dos músculos é automaticamente controlada por ele. O tremor acontece quando há um descontrole dessa regulação. E em diversas situações, o estresse e ansiedade estão relacionados à causa desses tremores.

3 – Fadiga

A fadiga é caracterizada pela sensação de desgaste, cansaço e falta de energia, mesmo depois de atividades simples. E esse sintoma é muito recorrente no dia a dia da população, podendo ter causas diversas, e o estresse é uma delas.

4 – Queda de cabelo

Situações extremas de estresse ocasionam a queda dos fios de cabelo. O estado constante de estresse compromete o sistema circulatório periférico, e afeta a fixação dos fios, além das altas taxas do hormônio cortisol no organismo, que também é um dos fatores relacionados à queda de cabelo.

5 – Falta de ar

A falta de ar é caracterizada como um aperto no peito, dificuldade para respirar profundamente, respiração curta ou um desconforto na respiração. Existem diversas causas para a falta de ar, e situações de estresse constante é uma delas.

6 – Palpitações

As palpitações acontecem quando é possível sentir o próprio batimento cardíaco durante alguns segundos ou minutos. Normalmente, a condição está relacionada à prática de exercícios físicos, mas fora desse contexto, pode estar ligada a problemas de saúde, sendo causada por excesso de estresse.

7 – Insônia

A dificuldade para dormir, ou o ato de acordar no meio da noite e não conseguir mais voltar para o sono, é caracterizado como insônia. A ansiedade libera no organismo adrenalina e impede que o corpo descanse para se recompor física, mental e emocionalmente. Essa condição é um problema grave, e que atinge boa parte da população. E o estresse é uma das principais causas dessa alteração no padrão do sono, e pode causar tanto a insônia aguda como a crônica.

8 – Doenças de pele

O estresse também pode se manifestar em sintomas na pele, causando ou agravando doenças de pele, em um fenômeno chamado de piscodermose. Entres as doenças relacionadas ao estresse estão a dermatite alérgica de contato, caspas, psoríase, vitiligo e sudorese excessiva.

Antes de fazer um diagnóstico é importante consultar um médico, já que a presença isolada desses sintomas não caracteriza um quadro de estresse.

8 provas de que Asta, Midoriya e Naruto são a mesma pessoa

Artigo anterior

Confira as novidades que chegam na Netflix em março de 2019

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido