Curiosidades

9 estranhos fatos que você não sabia sobre Mario Bros

0

Desde que foi lançado, ainda nos anos 80, Mario conquistou o carinho dos fãs de vídeo game. A partir daí, conseguiu se tornar o personagem mais famoso da história dos jogos eletrônicos e é reconhecido mundialmente, mesmo por quem não é fanático pelo universo. Certamente você conhece o personagem, mesmo que nunca tenha jogado um de seus jogos.

Ao longo da história, são mais de 200 jogos que contaram com a aparição do encanador bigodudo. Foram aventuras em diversos territórios diferentes e encontros com as mais estranhas criaturas. Com tantas aventuras em tanto tempo de existência, é natural que o personagem tenha várias histórias curiosas dos bastidores.

Conheça algumas delas que explicam alguns dos elementos mais icônicos do personagem e revelam lados diferentes do encanador digital mais famoso de todos os tempos.

1 – Pequenos frascos

1

Dizem que os melhores perfumes vêm nos menores frascos. Talvez o primeiro jogo de Mario em sua forma tradicional, Super Mario Bros, seja um dos exemplos que podem provar a teoria. Com apenas 40 kilobytes, o jogo tinha mais de 80 níveis e era menor do que um documento comum criado no Word, atualmente. Mesmo sem muita tecnologia e com gráficos simples, o jogo ainda é idolatrado e abriu as portas para a maior franquia da história dos games.

2 – Alice no País das Maravilhas

2

Por conta dos elementos de fantasia frequentes no Mushroom World (Mundo dos Cogumelos), são recorrentes os comentários que fazem a conexão de Mario com Alice no País das Maravilhas. Um dos elementos mais presentes nas comparações é o cogumelo capaz de mudar o tamanho de Mario. Até faria sentido que um mundo com tartarugas gigantes e peixes voadores fosse inspirado no conto de Lewis Carroll, mas o criador do jogo, Shigeru Miyamoto, nega a inspiração.

3 – Design

3

Além dos desafios de fazer o jogo caber em apenas 40kb, a equipe da Nintendo precisou criar soluções de design para que Mario realmente parecesse humano. É por causa disso que o personagem usa chapéu e macacão, além de cultivar um bigode. Já que os gráficos eram limitados e o espaço do personagem muito pequeno, foi preciso criar essas soluções para criar as formas e limites de todas as partes de seu corpo na tela.

4 – Encanador

4

Para as aventuras de Mario no Mushroom Kingdom, a sua profissão de encanador não faz muita diferença. Quando foi criado, inclusive, Mario era um carpinteiro. Porém, quando o designers do jogo criaram o conceito dos canos gigantes que permitiam o transporte para diferentes áreas do jogo, acharam que a profissão de encanador combinaria melhor com o personagem e decidiram alterar.

5 – Pagando o aluguel

5

Antes de ser conhecido como Mario, o personagem era chamado de Jumpman (Homem Pulo), em referência à sua habilidade. Antes de lançar o jogo nos Estados Unidos, no entanto, os desenvolvedores queriam mudar o nome do personagem no país. Durante uma das reuniões, o proprietário do lote onde estava localizado o escritório da Nintendo, interrompeu os executivos para coletar o pagamento do aluguel. O nome dele era Mario Segale. Talvez a busca incessante por moedas tenha inspirado os funcionários da Nintendo, que decidiram dar o nome do homem ao personagem.

6 – Doki Doki Panic

6

No Japão, o jogo Super Mario Bros 2 foi desenvolvido como uma versão mais difícil do primeiro. Nos Estados Unidos, o jogo foi considerado muito difícil e a Nintendo decidiu não lançá-lo. No entanto, o país não ficou sem o seu Super Mario Bros 2. Uma versão modificada do jogo Doki Doki Panic, com os personagens do mundo de Super Mario, foi lançada. Mais tarde, a versão original de Super Mario Bros 2 também foi lançada nos Estados Unidos, com o subtítulo Lost Levels (Níveis Perdidos).

7 – Livro dos Recordes

7

A série de jogos Super Mario conseguiu um lugar no Livro dos Records como a franquia de mais sucesso de todos os tempos. Foram mais de 240 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro. O personagem já fez sua aparição em mais de 200 jogos diferentes.

8 – Calvície

8

Desde as primeiras versões de seus jogos solo no NES, Mario era apresentado seu chapéu, exibindo uma formidável cabeleira. Antes disso, porém, nas primeiras imagens de divulgação do jogo Donkey Kong, onde o encanador já aparecia, alguns artistas desenharam um Mario careca. Talvez isso explicaria porque, atualmente, o personagem tem cabelos e bigodes de cores diferentes: após coletar tantas moedas conseguiu comprar uma peruca.

9 – Vilão

9

Em sua segunda aparição no mundo dos games, em Donkey Kong Junior, um dos maiores heróis da história dos vídeo games trocou de lado. No jogo, Mario aprisiona Donkey Kong, vilão de seu primeiro jogo, como vingança. O jogador controla o filho do macaco gigante, na intenção de destruir os planos de Mario. Segundo o criador da série, Shigeru Miyamoto, o jogo foi feito para mostrar que nem Donkey Kong ou Mario são completamente bons ou ruins e poderiam transitar entre os dois lados.

Além de entrar para a história como o personagem mais popular dos games de todos os tempos, Mario carrega muita informações por trás de seus jogos e de sua criação. Qual delas foi a sua favorita?

12 atores que ficaram idênticos a grandes personalidades

Matéria anterior

Como fica o rosto após 100 camadas de base?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar