Ciência e TecnologiaNatureza

9 fatos sobre os dinossauros que Jurassic Park não revelou

0

A franquia Jurassic Park é uma tentativa de criar um parque temático onde vivem os dinossauros e acaba em desastre. Nos filmes, todos nós aprendemos muito sobre dinossauros, como seus tamanhos, características, detalhes, e tudo mais que nós nunca imaginávamos ver na televisão sobre os animais pré-históricos. Mas algumas coisas sobre essas criaturas pré-históricas o filme não nos ensinou, e nós vamos tentar revelar essas curiosidades para você.

Então, para você que é fã de dinossauros, confira aqui e agora a nossa lista com os 9 fatos sobre os dinossauros que o Jurassic Park não revelou, mas que o Ultra Curioso irá revelar agora para vocês, veja:

1 – A origem da palavra dinossauro

08185359069184

O nome dinossauro é a combinação de dino (grande) e sauros (lagarto). O nome foi dado aos répteis em 1842 por Richard Owen, enquanto ele sabia que não eram lagartos, mas achou que eles eram derivados dos lagartos. Porém, recentemente a palavra dino passou a significar “mau” ou “terrível”, fazendo uma tradução que Owen nunca teve a intenção de fazer nesse sentindo.

2 – A hora da extinção dos dinossauros

THE-EARTH-IN-24-HOURS

Se fossemos considerar a história da terra em 24 horas, a extinção dos animais pré-históricos seria exatamente as 23:41. O primeiro sinal de vida iria aparecer às 4 horas da manhã, as plantas terrestres faria uma aparição às 22:24 e os humanos nas exatas 23 horas, 58 minutos e 43 segundos.

3 – A explosão

big-bang

O impacto de um asteroide que levou à extinção dos dinossauros era tão poderoso que poderia enviar rochas da Terra para Marte. O asteroide era cerca de seis milhas de diâmetro e criou um cratera de cerca de 110 milhas de largura, liberando energia equivalente a 100 trilhões de toneladas de TNT, 1 bilhão de vezes a energia gerada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. A explosão foi tão forte que se fosse encontrada vida em outros planetas, como Marte por exemplo, existe uma grande possibilidade de que essa vida foi originada em nosso planeta e foi para lá quando aconteceu a grande explosão.

4 – Os dinossauros foram os primeiros a usarem um “banheiro”

_71408857_pooblue

Foi encontrado na Argentina o primeiro “banheiro coletivo” dos dinossauros, onde acharam milhares de esterco fossilizado dos dinossauros agrupados, indicando que eles faziam suas necessidades no mesmo lugar. O esterco também fornece informações valiosas como a dieta dos dinossauros e a vegetação daquele tempo.

5 – Pegadas de dinossauros

1398213283483.cached

Existe um penhasco de calcário na Bolívia com mais de 5.000 pegadas de animais pré-históricos, muitas delas estima-se que possui mais de 68 milhões de anos. Chamado de Cal Orcko, este penhasco de calcário localizado no terreno de uma empresa de cimento, foi descoberto em 1985 e tem a maior e mais diversificada coleção de pegadas de dinossauros, além de estar se tornando um importante lugar turístico.

6 – O menor dinossauro

Fruitadens1

O menor dinossauro da Terra media cerca de 10 cm de altura, e é chamado de Fruitadens haagarorum. Esse dinossauro provavelmente viveu cerca de 150 milhões de anos e se alimentavam principalmente de plantas e insetos. Para ter uma noção, o tamanho desse dinossauro se iguala mais ou menos a o tamanho de um cachorro da raça chihuahua.

7 – Os velociraptors

microcefalia-Copysas

O filme Jurassic Park caracterizou o velociraptor diferente da forma que realmente são, eles eram pequenos e cobertos de penas, e nem eram tão assustadores assim. A descoberta foi feita através de um parente do velociraptor, chamado Zhenyuanlong Suni, que indicou que o velociraptor era bem diferente do jeito que o filme o retratou. Na verdade, eles tinham um pouco mais de 5 metros de altura e eram coberto com uma plumagem brilhante.

8 – Os mamíferos

mammals-ate-dinosaurs-e1449451478283

Foi encontrado o fóssil de um mamífero que foi descoberto um dinossauro em seu estômago, provando que os nossos antepassados do Mesozoico se alimentavam de dinossauros. Um fóssil de 130 milhões de anos de um mamífero chamado Repenomamus robustus foi descoberto com um pequeno dinossauro em seu estômago, o que prova que os primeiros mamíferos se alimentavam de dinossauro. Essa descoberta contradiz a ideia de que os primeiros mamíferos não podiam se alimentar dos dinossauros devido ao seu tamanho e força.

9 – As aves são consideradas dinossauros

aves-sao-prejudicadas-por-poluicao-sonora-8

Teoricamente, as aves modernas não são apenas considerados os descendentes dos dinossauros, são considerados os animais pré-históricos. As aves são consideradas ser os únicos sobreviventes descendentes dos dinossauros. Enquanto anteriormente eram considerados de uma classe separada, que tinha evoluído de dinossauros, mas hoje eles são considerados no subgrupo coelurosaurs, que são terópodes e consequentemente, os dinossauros.

E aí amigos, já sabiam de todas essas curiosidades sobre os répteis pré-históricos? Comentem aqui pra gente!

7 coisas que você precisa saber sobre os gregos de Esparta

Matéria anterior

9 coisas que secretamente toda mulher pensa sobre seu corpo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos