• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 histórias pouco conhecidas sobre a corrida espacial

POR Natália Pereira    EM História      03/05/18 às 18h25

O mundo, movido pelas pessoas que vivem nele, sempre esteve em constantes conflito. Guerras foram travadas e a humanidade se voltou contra o seu próprio povo em disputas muitas vezes banais. Mas que, de uma forma ou de outra, acabaram contribuindo com o desenvolvimento tecnológico. Assim que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, em 1945, outros problemas ficaram evidentes e a disputa pelo poder e liderança acabou culminando na Guerra Fria.

Essa nova disputa acabou dividindo o mundo em duas partes, os capitalistas, comandados pelos Estados Unidos, e os comunistas, liderados pela União Soviética. Ambos os lados se desenvolveram tecnologicamente, a fim de mostrar o seu poder, e acabaram não se limitando a Terra. A competição entre eles chegou até o espaço e foi chamada de Corrida Espacial, tendo início no dia 4 de outubro de 1957 - quando o primeiro satélite artificial do planeta, Sputnik, foi lançado pelos soviéticos.

Em diversos momentos a disputa se mostrou acirrada e acabou proporcionando muitos desenvolvimentos importantes. E, ainda que tenham representado um marco importante na história, muitas pessoas não sabem o que foi a Corrida Espacial, deixando muitas coisas a seu respeito um mistério. Essas são algumas alguns histórias e curiosidades importantes à seu respeito.

1 - O primeiro passo para a Corrida Espacial foi dada pela União Soviética

Como mencionamos anteriormente, foram os soviéticos a dar o primeiro passa na Corrida Espacial. Eles lançaram o primeiro satélite da Terra, chamado Sputnik, no dia 4 de outubro de 1957. O que, sem dúvida, fez com que eles saíssem na frente dos Estados Unidos.

2 - O primeiro organismo vivo a ser enviado para a órbita

Além de ter sido responsável pelo primeiro satélite sobre a Terra, e iniciado a Corrida Espacial, a União Soviética não demorou muito para dar o seu próximo passo no desenvolvimento. O segundo marco histórico espacial também acabou pertencendo a eles. Apenas um mês depois do seu grande feito, eles desenvolveram uma nave espacial chamada Sputnik 2. Ela foi a primeira a transportar um organismo vivo até a órbita da Terra. O animal era um cão chamado Laika.

3 - A curta vida de Laika

Apesar de ter feito parte de um grande marco, e permanecer viva na história, a vida de Laika foi bem curta. Na verdade, apesar de terem afirmado inicialmente que ela teria sobrevivido durante uma semana em órbita isso foi desmentido décadas mais tarde. Fontes oficiais da Rússia acabaram afirmando que ela teria vivido apenas algumas horas. Depois disso, infelizmente, Laika acabou morrendo por superaquecimento.

4 - Estados Unidos entra na Corrida Espacial

Como podê perceber ao analisar os tópicos anteriores, a URSS foi a primeira a se alavancar na Corrida Espacial, saindo na frente dos EUA por um período considerável. Foi apenas em 1958, no dia 31 de janeiro, que os Estados Unidos entraram oficialmente na corrida. Neste dia eles lançaram o 'Explorer 1', o primeiro satélite americano a chegar na órbita da Terra. Nele continham alguns equipamentos científicos que acabaram contribuindo com a descoberta do cinturão de radiação de Van Allen.

5 - O surgimento da NASA

Antes da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) ser realmente formada, no dia 1 de outubro de 1958, existia o Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica (NACA). A NASA surgiu como uma espécie de substituta e pretendia abranger mais do que a sua antecessora, como você pode perceber até mesmo em seu nome. A recente inserção dos Estados Unidos na Corrida Espacial fez com que o "espaço" estivesse agora em seu alcance e, consequentemente, fosse adicionado a organização.

6 - Tratado de não destruir a Lua

O desenvolvimento espacial e as novas oportunidades que surgiram com ele acabaram gerando algumas preocupações. As ficções científicas escritas até o momento começaram a parecer mais próximas da realidade e, para impedir que isso acontecesse, os países fizeram um acordo. Um pacto chamado "The Outer Space Treaty" acabou sendo assinado tanto pelos Estados Unidos quanto pela Rússia.

O tratado garantia que a exploração espacial seria livre, o que é extremamente viável, mas uma parte do Artigo IV era realmente estranha. Ela contava com uma especificação na qual ambos os países deveriam concordar que não iriam destruir a Lua. Além disso, uma parte mais lógica e benéfica, dizia que bases militares e exércitos armados não podiam ser enviados para a Lua. Não queremos uma guerra interestelar, não é mesmo?

7 - Viajantes armados

Apesar do tratado evidenciar que não se devia criar formações militares e armadas na Lua, as pessoas pareciam acreditar que não tinha nada de mais em transportar armas para a sua própria proteção. Na verdade, os soviéticos chegaram a cogitar a ideia de desenvolver uma arma laser para usar no espaço, mas ela foi negada. Ainda assim, Yuri Gagarin, o cosmonauta soviético e o primeiro homem a deixar a Terra, não subiu desarmado. Ele levou uma pistola semiautomática com ele em sua viagem, que seria para a sua proteção. Yuri foi lançado na orbita terrestre e garantiu a liderança mais que evidente da URSS na corrida no dia 12 de abril de 1961.

8 - Missão conjunto para a Lua

Tá, sabemos que ambos os países não foram em uma missão conjunta para a Lua mas, inicialmente, era isso que deveria acontecer. A URSS ficou na frente da Corrida Espacial durante muito tempo, até que os anos 60 chegaram e as coisas começaram a desandar. O projeto de mandar um homem para a Lua era, na verdade, dos soviéticos mas os Estados Unidos acabaram se aproveitando da sua incerteza.

Com a intenção de fazer um programa cooperativo, em 1963, a NASA foi convidada para visitar a Academia Soviética de Cientistas. Eles foram para lá na intenção de ver o seu programa espacial e acabaram descobrindo que eles estavam desistindo do projeto de enviar um homem para a LuaKennedy cogitou a ideia de trabalhar de forma cooperativa e fazer uma expedição conjunta até a Lua mas, quando ele morreu, e o novo presidente assumiu eles abandonaram os planos e seguiram sozinhos.

9 - Primeira mulher a ir para o espaço

No dia 16 de junho de 1963, a União Soviética acabou enviando a primeira mulher para o espaço. Ela também foi a primeira civil a estar no espaço, já que não era uma astronauta profissional e sim uma operária de fábrica de algodão. Ela se chamava Valentina Tereshkova e foi incluída em um ambiente majoritariamente masculino para a diversidade.

Talvez, se o ser humano não fosse tão competitivo, ainda estaríamos estagnados no passado. A Corrida Espacial colaborou com grandes desenvolvimentos e essas foram algumas de suas histórias. O que acharam delas? Já as conheciam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+