• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 melhores performances em filmes de super-herói

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      15/08/18 às 14h49

Os filmes de super-herói demoraram muito tempo para serem levados a sério. Superman: O Filme, de 1978, era um exemplo de qualidade a ser seguido. Sua primeira sequência também. Já as outras continuações, é melhor esquecer. Depois, o Batman do Tim Burton, em 1989, também fez brilhar os olhos do grande público. Ainda assim, o alcance era pouco e os filmes de super-herói eram pouco valorizados. O cenário começa a mudar já perto dos anos 2000. Longas como X-Men: O Filme, de 2000, Homem Aranha, de 2002, e Batman Begins, de 2004, iniciaram franquias que deixaram a massa mais familiarizada com o sub-gênero. Foi só com o Homem de Ferro, 2008, e o início do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, é que as adaptações de histórias em quadrinhos se tornaram um fenômeno absurdo. Mas ainda assim, existe certo preconceito com quem faz esse tipo de história nas telonas.

Alguns vão chamar de máquina caça-níquel e outros de obras com menor valor artístico. Quem mais sai perdendo com esses superlativos, são as pessoas que trabalham nesses filmes. Principalmente quem tem o rosto estampado no material de divulgação. Apesar de atualmente os atores estarem fazendo fila para participar de um longa de super-herói, seja ele da Marvel ou da DC Comics, ainda assim, poucos conseguem ser reconhecidos por isso. Um bom exemplo disso é: quem dos filmes de super herói, além do Heath Ledger (postumamente), anda sendo lembrado pelo Oscar, além das categorias técnicas?

Apesar da falta de reconhecimento, os atores se esforçam e tiram ótimas performances em seus papéis nesses filmes. Nós listamos para vocês as 9 melhores atuações nos longas de super-herói.

1 - Wesley Snipe - Blade

Em 1998, Wesley Snipe ajudava a levantar o capital dos filmes de super-herói. Muito antes de Pantera negra virar um fenômeno cultural, Blade, de 1998, conquistava uma parcela significativa de fãs. Apesar da trilogia não ter sido completamente bem sucedida devido a Blade: Trinity, de 2004, o primeiro longa ainda pode ser revisitado e apreciado sem medo de cara feia. A ação do filme e o bom humor se ancoram na atuação de Snipe, que consegue ser engraçado e ameaçador ao mesmo tempo. Em alguns momentos pode até parecer brega, mas é com certeza um brega muito bom.

2 - Alfred Molina - Homem Aranha 2

Homem Aranha 2, de 2004, é, sem dúvida, um dos melhores filmes de super-herói já feitos. Porém, não é só a direção do Sam Raimi que deve ser destacada. A atuação do Alfred Molina como o vilão Dr. Octopus é sensacional. O ator está sempre tentando manter o equilíbrio do seu personagem entre uma calma serena e surtos violentos. Além de conseguir torná-lo aterrorizante e trágico sem parecer, nem por um segundo, artificial.

3 - Tom Hiddleston - MCU

Desde Os Vingadores, 2012, Tom Hiddleston transformou seu Loki no principal vilão do MCU antes de Thanos. Figura presente nos três filmes solo do Thor, foi o vilão principal de Os Vingadores até que foi morto em Vingadores: Guerra infinita. Além do ator britânico ter um carisma natural, ele atribuiu ao personagem um pouco do seu charme pessoal. Por isso é tão fácil amar e odiar o Loki. Oremos para que ele ressuscite de alguma forma em Vingadores 4.

4 - Michelle Pfeiffer - Batman O Retorno

No universo dos super-heróis no cinema, não existe performance mais sensual que a de Michelle Pfeiffer em Batman O Retorno, de 1992. Ela garante a Mulher Gato um backstory muito maior do que o de mulher sexy que um dia começa a usar roupa de couro. Ela dá a personagem uma profunda dor existencial e um vazio que a move. Selina Kyle é uma vilã trágica que surpreende ao ter uma química eletrizante com o Batman de Michael Keaton. Essa atuação é uma das melhores da história do gênero e merece aplausos de pé.

5 - J.K. Simmons - Homem Aranha

Você pode achar que a trilogia do Homem Aranha dirigida pelo Sam Raimi tem o Tobey Maquire como o ator central. Mas eu sinto te decepcionar, a atuação mais importante desta saga foi a de J.K. Simmons. Apesar do personagem não ser central na trama, ele conseguiu transformar J. Jonah Jameson, o ranzinza editor do Clarim Diário, em um dos personagens mais icônicos dos filmes de super-herói. Com seu charuto e roupas clássicas, toda vez que ele aparecia roubava a cena com seus estresse estranhamente simpático. É um dos personagens mais difíceis de se substituir em um filme futuro do herói.

6 - Robert Downey Jr. - Homem de Ferro

É impossível imaginar o MCU sem o Robert Downey Jr. Mais difícil ainda é conseguir pensar em um filme do  Homem de Ferro sendo feito por outro ator. Robert Downey Jr. é o Homem de Ferro e o Homem de Ferro é o Robert Downey Jr. A carreira do ator, antes do primeiro longa do personagem em 2008, estava praticamente acabada devido ao seu declínio pessoal por causa das drogas. A história conseguiu ressucitar a carreira do astro e ainda colocá-lo entre os melhores atores com melhores performances no gênero.

7 - Christopher Reeve - Superman

Christopher Reeve é sinônimo de super-herói. Sua atuação como Superman no filme de mesmo nome em 1978 é lembrada e celebrada até os dias de hoje. Ele convenceu toda uma geração de que o homem poderia voar. Ele conseguiu pontuar a dicotomia perfeita entre o jeito desajeitado e bobo do Clark Kent e o heroísmo e pompa do Superman. Além disso, ele consegue, como ninguém mais conseguiu depois dele, transmitir toda a esperança e fé na humanidade que o Superman representa.

8 - Hugh Jackman - X-Men e Logan.

Os filmes dos X-Men sempre oscilaram na questão da continuidade e da qualidade. Porém, o Wolverine do Hugh Jackman sempre foi uma constante. Ele entendeu a essência do personagem e conseguiu pontuar toda a fúria e selvageria que o Carcaju pode ter. Mas se tivéssemos que escolher um dos filmes para elogiar a sua atuação, é em Logan, de 2017. É provável que você tenha chorado mais de uma vez com a atuação nostálgica e triste do personagem nesse filme.

9 - Heath Ledger - Batman o Cavaleiro das Trevas

Não teria como fazer essa lista sem incluir Heath Ledger. Seu Coringa em Batman, O Cavaleiro das Trevas, de 2008, foi uma das melhores (se não a melhor) atuações daquele ano. Tanto que ganhou um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante pelo longa. Não haveria como escolher um momento icônico do personagem ao longo do filme, sendo que todos os que ele está em cena são um colírio para os olhos. Além de ser o centro do longa, sendo tão importante, ou mais, que o próprio Batman, ele nos dá uma lição de atuação com seus trejeitos e detalhes.

Qual dessas atuações é a sua preferida? Falta alguma na lista? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que ainda não superou a morte do Heath Ledger, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   WC  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+