Curiosidades

A menor ponte internacional está entre dois continentes

0

Pontes podem se tornar verdadeiros pontos turísticos, mas independentemente do seu propósito, elas têm o mesmo objetivo: ligar um lugar ao outro. Essa ligação pode ser feita dentro de um mesmo país ou então entre países totalmente diferentes. Até porque, no nosso planeta existem países que se encostam com uma distância mínima, ou são separados por um fio de água.

Nesses casos, arranjos político-administrativos, como por exemplo, pontes internacionais, são feitos. Pode parecer estranho, mas nosso país mesmo tem pontes que nos ligam com nossos vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Guiana, Peru e Bolívia.

A maior parte dessas pontes está no Rio Grande do Sul, onde existem seis internacionais. E muita gente pode nem saber, mas existe uma ponte que faz conexão com a França, ela vai do Amapá até a Guiana Francesa.

Mesmo que essas construções existam há tempos, na última década uma ponte começou a chamar atenção das pessoas na internet. Isso porque ela supostamente tem o recorde de menor ponte internacional do mundo. No caso, ela fica entre duas ilhotas das Zavikon Islands, que estão no rio Saint Lawarence, entre o Canadá e os Estados Unidos.

Menor ponte internacional do mundo

O povo

De acordo com a internet, quem atravessa a ponte estaria em um outro país. Contudo, esse fato não é verdadeiro. Isso porque todas as Zavikon Islands estão dentro do território do Canadá, inclusive sua ponte minúscula. O real é que realmente a fronteira com os EUA está bem perto nas águas do rio, mas quem mora na ilha não tem que se preocupar em de repente estar em um outro país.

Mesmo assim, esse falso recorde chamou bastante atenção das pessoas e fez com que a construção virasse um ponto turístico da região, sendo uma das paradas dos passeios de barco pelo local.

Mas se essa não é a menor ponte internacional, qual é ela de fato? Na realidade, é bem difícil falar com certeza a quem pertence esse recorde. Isso porque, dentre os 193 países que são reconhecidos oficialmente pela ONU existem várias disputas de fronteira, desacordos e singularidades de cada região.

Procurando o recorde

Embora essa pareça ser uma tarefa difícil, viajantes e moradores de cidades fronteiriças têm se dedicado para encontrar qual é de fato a menor ponte internacional do mundo.

El Marco-Várzea Grande (Espanha-Portugal)

O povo

Essa ponte foi construída pela comunidade das vilas de fronteira de El Marco, na Espanha, e Várzea Grande, em Portugal. Ela está sobre o rio Abrilongo e tem somente seis metros de comprimento. Essa ponte foi feita para ser cruzada a pé.

Navarra-Nova Aquitânia (Espanha-França)

O povo

Se a ponte entre Espanha e Portugal já era pequena, essa é ainda menor. Além disso, essa fronteira pode ser a que tem mais pontes internacionais, sendo quatro no total. As maiores pontes têm entre 10 e 12 metros de comprimento e a menor tem até seis metros. Elas fazem a ligação entre a comunidade autônoma de Navarra, na Espanha, à vila de Dancharia, que fica na região de Nova Aquitânia, na França.

A fronteira desses países é feita por um rio com menos de 10 quilômetros de extensão.

Beit She’an-Irbid (Israel-Jordânia)

O povo

As fronteiras mais voláteis do mundo provavelmente são as de Israel e seus países vizinhos. Mas com o carro uma pessoa consegue atravessar essa construção de 40 metros e já estar na Jordânia. A chamada ponte internacional Sheik Hussein faz a ligação entre a cidade jordaniana de Irbid com a israelense Beit She’an.

Ao todo, essa construção tem 40 metros e é bem maior do que as anteriores. Mesmo assim ela tem seu lugar porque comparada às outras pontes que ligam países pelo mundo todo, ela ainda é pequena.

Fonte: O povo

Imagens: O povo

Conheça o Festival do Pênis, em Kawasaki, celebrado pelos japoneses

Artigo anterior

Filmagem do ”Pé Grande” é estabilizada por IA e deixa claro o que ele é

Próximo artigo