Curiosidades

A primeira mulher a ir para o espaço

0

Nascida em 6 de março de 1937, em Bolshoye Maslennikovo, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir para o espaço. Por causa disso, ela foi considerada uma heroína nacional.

A garota entrou na escola aos oito anos e, aos 16, começou a trabalhar com a mãe na fábrica para auxiliar a família. Porém, sua história ficou marcada já na vida adulta.

No dia 16 de junho de 1963, por volta das 10h30, a nave soviética Vostok 6 entrou na órbita terrestre. Dois anos antes, em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin havia se tornado o primeiro homem no espaço, a bordo da Vostok 1, que circulou a Terra. No entanto, em 1963 aconteceu outro marco histórico, no comando da Vostok 6 estava Valentina Tereshkova.

O planejamento para enviar uma mulher ao espaço

Foto: Sputnik

Com 22 anos, Valentina se juntou a um clube de paraquedistas amadores. Nessa época, ela costumava saltar quase todos os fins de semana, aterrissando em terra ou no rio Volga. No mesmo período, virou secretária da Liga Comunista da Juventude da região, além de trabalhar como operária.

Assim que Sergei Korolev, diretor do programa espacial soviético, informou que desejava enviar uma mulher para o espaço, Valentina começou a se preparar para a seleção. Ao todo, foram cerca de 5.000 candidatas e Valentina ficou entre as cinco mulheres escolhidas. Após isso, passou por sete meses de treinamento, que teve testes físicos, pilotagem de jatos e isolamento completo. No final, restaram apenas duas candidatas: Valentina Tereshkova e Valentina Ponomaryova.

A ideia inicial do governo soviético era fazer um voo duplo, com duas mulheres pilotando naves separadas. No entanto, de última hora, foi decidido que a outra nave seria pilotada por um homem. Com só uma candidata indo ao espaço, Valentina Ponomaryova, engenheira e cientista, foi considerada a mais preparada tecnicamente. Porém, Nikita Khrushchev, primeiro-secretário do Partido Comunista, acabou escolhendo Tereshkova. Isso porque ela era vista como a mulher soviética ideal: trabalhadora humilde e comunista devotada.

O voo para fora da Terra

Foto: Reprodução

No dia 16 de junho de 1963, aos 26 anos, Valentina pilotava a bordo da Vostok 6 da cidade de Baikonur. Ela ficou em órbita durante 71 horas, fazendo 48 voltas ao redor da Terra. Durante a viagem, ela informou ter sentido náuseas, dores no corpo e desconforto psicológico.

Além disso, o retorno da cosmonauta à Terra também teve problemas. A Vostok 6 perdeu a comunicação com o solo e ao ser ejetada da nave e descer de paraquedas, a mulher quase caiu em um lago. Em seus escritos, ela disse que se isso tivesse acontecido, provavelmente não teria sobrevivido, por causa da falta de força física para nadar até a margem.

No entanto, Valentina voltou em segurança e se tornou uma heroína. Ela recebeu as principais condecorações do país, Herói da União Soviética e a Ordem de Lenin, assim como teve o rosto estampado em selos e monumentos.

No ano de 1969, Valentina se formou em engenharia na Academia Militar da Força Aérea de Zhukovsky e saiu do programa espacial para ingressar na vida política. Com isso, virou presidente do comitê de mulheres soviéticas e membro do parlamento do país.

Valentina Tereshkova não foi ao espaço uma segunda vez. No entanto, mesmo com 84 anos deseja fazer parte do grupo que vai colonizar Marte e viver seus últimos anos no Planeta Vermelho.

Fonte: Aventuras na História

Por que nós temos mau hálito?

Artigo anterior

A história dos Irmãos Grimm, os criadores dos contos de fada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido