Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Por exemplo, nas últimas décadas, o eixo da Terra se deslocou e se inclinou aproximadamente 80 centímetros. De acordo com um novo estudo, a Terra inclinou 80 centímetros por conta da extração de água subterrânea.
Essa extração acontece porque a água subterrânea é uma coisa importante para a agricultura e consumo humano e por isso está sendo bombeada de debaixo da superfície em um ritmo extremamente rápido.
Com isso, a redistribuição da água muda o equilíbrio de massa da Terra e ajuda com as mudanças do eixo que a Terra gira em torno. De acordo com Ki-Weon Seo, geofísico da Universidade Nacional de Seul e autor principal do estudo, o polo de rotação do nosso planeta está sujeito a mudanças de forma natural.
Mesmo assim, o estudo pontua que dentre as causas associadas com o clima, o efeito mais significativo é por conta da deslocação das águas subterrâneas.
Terra inclinou 80 centímetros
O estimado é que entre 1993 e 2010 foram extraídas 2.150 gigatoneladas de águas subterrâneas para serem usadas em irrigação e outras coisas. Depois disso, a maior parte dela foi para o oceano e causou uma subida do nível do mar e também uma mudança na inclinação da Terra.
Visto que a Terra inclinou 80 centímetros isso tem implicações bem complexas. Isso porque essa movimentação da água é como se fosse um deslocamento do peso de um pião, mudando a maneira como a Terra gira. Esse fato já tinha sido observado pela NASA em 2016, mas nesse novo estudo mais dados concretos foram usados para sustentar essa afirmação.
Além disso, o lugar de onde a água é tirada é essencial para entender a inclinação. Por exemplo, as regiões nas latitudes médias, como o oeste da América do Norte e o noroeste da Índia, tem um papel bem importante nessas mudanças. Por conta disso que a extração de água nesses locais teve uma amplificação nos efeitos da inclinação.
Com os resultados vistos, os pesquisadores querem fazer a análise de dados históricos para conseguirem descobrir quais são as tendências a longo prazo com relação ao movimento das águas subterrâneas e os seus efeitos na rotação do nosso planeta.
Fonte: ZAP
Imagens: Terra