Inscrição em monumento de 2,6 mil anos é decifrada após mais de um século de mistério

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 3, 20241K Visualizações

Existem diversos monumentos famosos que nos fazem querer viajar para conhecê-los. Alguns países abrigam alguns que, só de falar o seu nome, já temos a imagem em nossas mentes de forma marcante. Contudo, alguns deles trazem consigo mistérios que ficam sem solução por muito tempo. Como no caso dessa inscrição em um monumento que, somente depois de mais de um século, foi decifrada.

O monumento é o Arslan Kaya, ou “Pedra do Leão”, que fica em um vale no meio-oeste da Turquia, local que na época era chamada de Frígia. Essa estátua foi esculpida em arenito e tinha figuras de leões, esfinges e uma deusa, que atualmente estão quase apagadas por conta da erosão e por causa de saqueadores que usaram dinamites para explorar o lugar.

Além disso, na base do monumento tem uma inscrição que é quase ilegível feita em caracteres frígios. É justamente ela que é um mistério há muitos anos.

Segundo o IFLScience, a primeira análise feita em detalhes do monumento foi feita em 1884 pelo arqueólogo britânico William Mitchel Ramsay. Foi ele quem viu como era difícil decifrar a inscrição do monumento. Tanto que ele a descreveu como “irremediavelmente obliterada”.

Depois disso, várias outras tentativas foram feitas para decifrar a inscrição do monumento e nenhuma teve sucesso.

Inscrição em monumento decifrada

Olhar digital

Contudo, essa realidade mudou recentemente. De acordo com um estudo publicado na revista Kadmos, o historiador e arqueólogo Mark Munn, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, fez imagens do monumento com condições de luz ideais que permitiram revelar partes da inscrição que não estavam visíveis anteriormente.

Então, tendo como base suas fotos ele conseguiu identificar o nome “Materan“, que provavelmente é uma referência à deusa frígia Matar, ou “Mãe”. Na visão de Munn, a inscrição do monumento poderia ser uma dedicatória maior, possivelmente mostrando que foi o responsável pela construção do monumento e dando à divindade um título específico.

Essa hipótese pode ser verdadeira porque algo parecido é visto no monumento Areyastis, que fica 40 quilômetros de  Arslan Kaya, onde a deusa é referida como “Materan Areyastin”. Mesmo assim, o significado exato da inscrição ainda não é conhecido. Contudo, essa descoberta traz novas perspectivas para o estudo desse monumento.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...