• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Afinal, como estaria o mundo se os dinossauros não estivessem extintos?

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      03/11/14 às 18h45

Essa, provavelmente, é uma pergunta que todo mundo já se vez ao assistir o famoso filme Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg, não é mesmo? Mas não precisa se envergonhar se essa também já foi ou é uma dúvida sua. A própria ciência já se questionou sobre isso e, conforme especialistas, o resultado do não desaparecimento do seres enormes da era jurássica seria desastroso.

Conforme especialistas, a verdade é que tudo no mundo seria diferente, caso o grande asteroide não tivesse caído na região mexicana da Península de Yucatán, há mais de 65 milhões de anos. Aliás, foi esse grande impacto em nosso planeta que desencadeou uma série de fenômenos desastrosos, como incêndios, tremores, tsunamis gigantescos e a ausência da luz solar, que aliás, não só dizimou os dinossauros como deu início ao período glacial.

2

Cientistas garantem que, caso essa tragédia toda não tivesse acontecido, é possível que nós, seres humanos, nem estivéssemos aqui para contar história. Isso porque, muito provavelmente, os dinossauros não dariam muitas chances para os mamíferos e os primatas evoluírem da forma que conhecemos hoje. Até porque, no período jurássico, essas espécies não cresciam mais que a maioria dos roedores e ocupavam nichos ecológicos marginalizados, uma vez que não tinham muitas formas de se defender dos brutamontes.

Há quem diga ainda que esses bichões seriam capazes de se adaptar bem à vida de qualquer ambiente. Da mesma forma, os dinossauros teriam evoluído também quanto a inteligência, adquirindo cérebro e olhos maiores, mas nada que pudesse ser comparado com nosso intelecto. Isso, aliás, acaba contrariando as previsões de programas famosos, como A Família Dinossauros, que na década de 1990 mostrava esses bichos como seres evoluídos e socialmente organizados.

1

Assim, de forma geral, os estudiosos garantem que a raça humana precisa agradecer pelo evento cataclísmico de milhões de anos atrás. Até porque, sem ele - como já mencionamos - haveriam grandes chances de nunca termos chegado a existir. (Clique para ler ainda: A Terra pode estar chegando ao fim e enfrentará a 6ª extinção em massa).

3

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+