• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Afinal de contas, quem é o Anticristo e qual a ligação dele com o diabo?

POR Lucas Curado    EM Entretenimento      16/03/18 às 13h41

O que é o anticristo se não a própria personificação do pecado, da dissimulação e do ódio contra o salvador cristão. Ele é aquele que virá ao mundo para dissuadir a fé e usar da palavra contra o próprio povo de Deus. Contudo, a Bíblia não especifica quem é esse ser e como ele virá de forma específica.

Por conta disso, ao longo dos séculos, diversas interpretações surgiram. Na Idade Média foi quando criou-se essa relação do que seria o anticristo em detrimento do diabo. O termo só foi surgir no novo testamento e permaneceu ainda um tanto quanto obscuro dentro de seus significados. Seria o anticristo um ser, um conceito ou o próprio demônio?

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um visão um pouquinho mais reflexiva do que poderia ser o anticristo e o que ele representa. Muitos acreditam que ele já veio a Terra, outros que ele ainda está por vir. Cada linha cristã possui uma visão bem particular sobre o que seria essa figura aterradora.

O Anticristo

O termo anticristo só começa a aparecer dentro do novo testamento. O primeiro a colocar o termo dentro da bíblia foi o apóstolo João. Ele diz: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Messias? Este é o Inimigo de Cristo: aquele que rejeita tanto o Pai, quanto o Filho".

Curiosamente, o termo "anticristo" é mencionado somente cinco vezes dentro da Bíblia e até então não existe uma relação direta com Lúcifer. Há um trecho onde Paulo fala em Tessalonicenses e no Apocalipse que fica claro que o diabo e o anticristo não são o mesmo ser. Contudo, o mesmo estaria cheio do "diabo" no corpo. Na Idade Média cresceu-se a ideia que o anticristo seria tudo aquilo que era oposto a Cristo

Visão Medieval

Se Cristo havia nascido de uma virgem, o anticristo nasceria de uma prostituta. Se Jesus era o filho de Deus, o anticristo seria o filho do diabo. Dentro do cristianismo atual, esse conceito não é mais tão aceito, mas foi de fato um divisor de águas. Essa ideia do Anticristo, filho de satã, influenciou fortemente a literatura e a ficção.

Dentro da ideia medievalista do anticristo, esse nascerá como um Judeu, tal como Cristo. Ele não nascerá em Belém, mas na Babilônia. Segundo essa tradição, ele será responsável por realizar milagres e persuadir as pessoas do templo, mas tudo não passará apenas truques. Sua missão, tal qual Cristo, começará aos 30 anos. O tempo vai passar, e ele pregará como sendo o filho de Deus ou o enviado do mesmo, dessa forma, seu reino durará por 3 anos e meio. Quando esse tempo passar, Jesus voltará e irá destronar o anticristo e suas mentiras.

Mas afinal, quem é ele?

Muitos autores e teólogos acreditam que o anticristo está também relacionado com mais de uma pessoa. Em outras palavras, na história houveram vários anticristos. Pessoas como papas, governantes e pessoas de influência. A questão é, o que exatamente é o anticristo? A Bíblia em si não cita nomes ou pessoas.

Nela você encontra ele como um ser que dissimula, engana e nega o criador Cristão. Ele usa a fé para enganar aqueles que tem fé. Ele não é o diabo, mas também não pode-se afirmar ser um homem. Bom, segundo João, nós dias do apocalipse nós vamos descobrir quem é ele. Seria ele a Besta, o homem de pecado ou o próprio filho da perdição?

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe sua opinião aqui em baixo e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+