Mundo Animal

Após dormir por 7 anos, salamandra finalmente acorda e surpreende estudiosos

0

Que os animais são capazes de nos surpreender sempre, não é novidade para ninguém. Muitas vezes, o comportamento dos bichos são muito mais curiosos do que poderíamos esperar. E falar espécie que desperta nossa curiosidade sem se lembrar da salamandra é algo quase impossível. As salamandras têm um corpo alongado, as patas curtas e uma cauda bastante longa para o seu tamanho. Elas se parecem muito com lagartos comuns, que costumamos ver por aí. A atitude de uma salamandra chamou a atenção de vários estudiosos recentemente. Isso porque o animal acordou depois de dormir por 7 anos.

Essa salamandra vive em uma caverna da Bósnia e Herzegovina. Segundo os estudiosos, ela tirou um pequeno cochilo que durou 2.569 dias, ou melhor, 7 anos. Esse caso foi publicado por meio de um artigo no Journal of Zoology. Quem fez a análise foram especialistas da região, que estudam indivíduos da espécie Proteus anguinus, a mesma desse animal. De acordo com eles, os proteus, como são chamados, conseguem dormir tranquilos por diversos motivos. Diversas pessoas compartilharam a história dessa salamandra e o animal virou assunto nas redes, com todos querendo ter essa vida. Confira conosco um pouco mais sobre esse caso.

Salamandra que dormiu por 7 anos seguidos

O primeiro motivo desse tempo todo dormindo, é que esses animais não têm predadores naturais. Não há necessidade de ficarem sempre em alerta. Além disso, as salamandras vivem mais de um século e têm ciclos reprodutivos, uma vez a cada 12 anos e meio. Isso também permite que elas fiquem despreocupadas para tirar uma longa soneca. Os proteus não possuem visão, mas foram compensados por outras habilidades importantes para sobreviverem.

Além dos sensores químicos, eles conseguem detectar o magnetismo e possuem uma audição apurada. De acordo com os estudiosos, a única ameaça real para os anfíbios, atualmente, são as mudanças climáticas. Isso porque sua baixa taxa de mobilidade e reprodução acabam retardando sua resposta evolutiva ao aquecimento global. Isso prejudica a espécie. Uma análise mais profunda dos cientistas não foi capaz de concluir o motivo pelo qual esses animais dormem por tanto tempo.

Ainda assim, uma das autoras de estudos da espécie falou sobre isso. Gergely Balázs, da Universidade Eotvos Loránd, na Hungria, disse que a “estratégia de predação de sentar e esperar” das salamandras pode ser o responsável por essa imobilidade extrema. Isso, visto que os proteus escolhem preservar energia e esperar os pequenos crustáceos se aproximarem. De fato, a vida de uma salamandra é capaz de causar inveja em diversas pessoas. Vivem por muito tempo, se reproduzem pouco e não são ameaçadas por nenhuma outra espécie.

E aí, o que você achou dessa matéria? Gostaria de levar uma vida assim? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Cena de Pokémon fez referência a momento icônico de Naruto

Matéria anterior

Mansão de Kim Kardashian vira assunto na internet por ser um enorme vazio

Próxima matéria

Mais em Mundo Animal

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.