Notícias

Após pedir para criança ‘chupar sua língua’, Dalai Lama pede desculpas publicamente

0

Um vídeo de Dalai Lama movimentou a internet no último fim de semana, e a figura religiosa veio a público se desculpar.

As imagens em questão trazem um vídeo de Dalai Lama beijando uma criança na boca e fazendo um pedido questionável durante um evento no norte da Índia.

Via UOL

Agora, o escritório do líder espiritual emitiu um comunicado nesta segunda-feira (10) expressando suas desculpas ao menino, sua família e amigos em todo o mundo pela possível dor que suas ações podem ter causado.

O comunicado acrescentou que o incidente foi lamentável e afirmou que o Dalai Lama costuma brincar de forma inocente e divertida com as pessoas que conhece, mesmo em público e diante das câmeras.

O pedido de desculpas do Dalai Lama ocorreu depois que o vídeo viralizou nas redes sociais e gerou críticas de muitos usuários. Confira a divulgação do portal CNN:

O que aconteceu no vídeo de Dalai Lama?

No vídeo, é possível observar o menino se aproximando de Dalai Lama, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e perguntando se pode abraçá-lo.

O líder espiritual, então, convida o menino para subir ao palco, apontando para a bochecha e pedindo um abraço e um beijo.

Em seguida, no vídeo Dalai Lama aponta para seus lábios e, após beijar o menino na boca, faz um comentário incomum. Ele pede para o menino “chupar sua língua” enquanto a estende para fora.

Não se sabe a identidade do menino que aparece no vídeo. Ele estava presente em um evento organizado pela M3M Foundation, um braço filantrópico da empresa imobiliária indiana M3M Group, localizada em Dharamshala, onde Dalai Lama reside em exílio.

Os portais de notícia entraram em contato com a M3M Foundation para obter comentários sobre o assunto.

Em relação ao incidente, o grupo proeminente de direitos das crianças com sede em Nova Deli, Haq: Center for Child Rights, emitiu um comunicado condenando todas as formas de abuso infantil.

Via UOL

Quem é Dalai Lama?

Dalai Lama é um líder religioso e espiritual do budismo tibetano. O título remete ao líder espiritual e político do Tibete, que é uma reencarnação do Buda da Compaixão, Avalokiteshvara.

O Dalai Lama é uma figura importante não só para os tibetanos, mas também para budistas em todo o mundo.

Desde 1959, o Dalai Lama vive em exílio na Índia, depois que o Tibete foi anexado pela China. Ele tem trabalhado para promover a não-violência, direitos humanos, compaixão e paz em todo o mundo.

Contudo, também pode fazer aparições públicas regularmente em todo o mundo, onde ele fala sobre questões religiosas, filosóficas, éticas e sociais.

Ele realiza palestras, discursos e participa de eventos culturais, tanto em seu país de exílio, a Índia, como em outros países.

Contudo, sua capacidade de viajar e fazer aparições públicas pode ter limitações pelas condições políticas e de saúde, bem como por outros fatores.

O Dalai Lama tem uma agenda ativa e sua presença é amplamente popular, com admiração por pessoas de diferentes religiões e culturas em todo o mundo.

Via CNN

Como ele é escolhido?

O processo de seleção do Dalai Lama é uma prática única e tradicional do budismo tibetano.

De acordo com a crença, o Dalai Lama é a reencarnação do Buda da Compaixão e, portanto, a escolha de um novo Dalai Lama ocorre quando o Dalai Lama atual falece.

O processo começa com a busca por crianças que nasceram em áreas que indicam a possibilidade de serem a reencarnação do Dalai Lama, com base em sinais e previsões específicas.

Em seguida, essas crianças são submetidas a testes rigorosos para confirmar sua identidade.

Geralmente, esses testes envolvem a exibição de objetos pertencentes ao Dalai Lama anterior, e a criança deve ser capaz de identificar os objetos corretamente.

Além disso, a criança deve passar por uma série de testes de habilidade e caráter para determinar se ela é digna de se tornar a próxima encarnação do Dalai Lama.

Finalmente, uma vez que a criança é confirmada como a reencarnação do Dalai Lama, é preparada para assumir o papel. Também é submetida a um treinamento intensivo em filosofia budista, ensinamentos e tradições, até que esteja pronta para assumir plenamente o papel de Dalai Lama.

Por esse motivo, é comum as interações entre o líder atual e as crianças que seguem os preceitos, como mostra o vídeo de Dalai Lama. No entanto, a internet agora questiona se essa proximidade é saudável e dentro da lei, por conta do contato físico e intrusivo registrado anteriormente.

 

Fonte: CNN

Imagens: UOL, UOL, CNN

Hospital do DF abre processo contra participante do BBB por abandono de emprego

Artigo anterior

Esse é o japonês de 89 anos que se tornou o surfista mais velho do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido