• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Aprenda a fazer seu próprio ar condicionado

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      04/09/14 às 22h02

Está cansado de passar calor em casa e não ter grana para comprar um ar condicionado? Então relaxa que a gente vai tentar te ajudar. Isso porque, por mais improvável que possa parecer, é possível fazer sua própria engenhoca para se refrescar sem gastar quase nada.

Quer saber como é isso? No final do texto vai ter um vídeo mostrando o passo-a-passo como faz essa geringonça. Mas, por enquanto, é hora de conhecer a lista de materiais necessários:

- 1 garrafa pet de 3 litros, em bom estado. Ela precisa estar limpa e sem qualquer tipo de rachaduras ou dobras;
- 1 cooler de 12 volts para computador. Normalmente dá para comprar essas coisas em lojas de materiais eletrônicos e para computadores por um preço bem baixo (especialmente se for de segunda mão);
- 1 pilha de 9 volts. O ideal, seria uma de 12 volts, mas como não existe, essa será suficiente para fazer o cooler girar;
- Pedaços (médios) de gelo;
- 1 rolo de fita adesiva isolante, por causa da parte elétrica com a qual você vai trabalhar;
- 1 conector de bateria, que pode ser comprado junto com a pilha;

2

Hora de trabalhar!

A primeira coisa a ser feita é demarcar a garrafa pet com ajuda de uma caneta, daquelas usadas para escrever em CD. A marca deve ser feita 4 dedos acima da parte inferior da garrafa. Para isso, segure o cooler sobre a garrafa pet e o contorne com a caneta.

Com o quadrado já desenhado, é hora de cortar, sempre com muito cuidado na hora de usar o estilete ou o canivete. Depois, é hora de tirar também a ponta da garrafa: encontre o local onde a curvatura da garrafa termina e marque 1 centímetro abaixo daí. Então é só recortar toda a essa circunferência, de forma a tirar o bico do recipiente.

3

Voltando ao cooler, é hora de instalá-lo no corte quadrado. O ideal é que o objeto se encaixe perfeitamente no espaço, sem necessidade de qualquer material colante. Depois disso, use a fita isolante para fixar a pilha no interior da garrafa, mais especificamente do lado oposto ao do cooler.

Para conectar o cooler à bateria, você pode usar um fio que se conecte diretamente aos dois objetos. No entanto, é mais indicado que você use o conector apropriado para a bateria, que já vai servir como um interruptor, para ligar e desligar seu ar condicionado.
Quando você escolher a forma que vai usar, é só entrelaçar o fio preto ao polo negativo (também preto) e o fio vermelho ao polo positivo (também vermelho) e reforçar as junções com fita isolante. Não precisa pirar porque na própria bateria tem indicação para esses polos.

A refrigeração

Seu ar condicionado, nessa fase, está quase terminado! O próximo passo é você pegar o bico da garrafa, que já tinha cortado antes, e o encaixar dentro do recipiente, como se fosse um funil. Mas faça isso sem pressa, com cuidado, para que a garrafa não se dobre. Aí, então, é a hora do gelo, cujos cubos devem ser colocados dentro do funil. Pronto!

1

Você vai ver que o invento realmente funciona porque copia a forma de funcionamento da geladeira, onde a parte mais gelada fica em cima, resfriando o ar, que tende a descer. Daí entra em cena o cooler, que envia esse ar frio para fora da garrafa e refresca o ambiente. Claro que o gelo vai derreter nesse processo, mas tudo que você precisa fazer depois é trocar os cubinhos e eliminar a água que vai acumular no fundo.

É uma experiência nerd, super nerd aliás, mas muito legal. Veja, no vídeo, e entenda melhor:

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+