Quem é a garotinha que nasceu sem os ossos?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      14/10/15 às 19h43

No início das nossas vidas, quando ainda somos bebês, os ossos do tornozelo e pulso vão ficando visíveis e nascemos com cerca de 70 ossos a mais do que os adultos. E à medida que o tempo avança, essa estrutura óssea vai se fundindo, assim como acontece no crânio.

E os bebês se mostram criaturinhas incríveis quando estão na fase de desenvolvimento. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria sobre o mito sobre o bebê nascer sabendo ou não a nadar (Clique aqui e confira a matéria).

E um caso inusitado e impressionante tem deixado cientistas espantados. É o caso de uma garotinha que nasceu sem os ossos. É possível nascer sem os ossos?

150930123610_janelly_foto_estudio_624x351_bbccortesiadejanetamador_nocredit

É no período da gravidez que o bebê passa pela fase de endurecimento das cartilagens, que mais tarde dão lugar à formação do esqueleto. Cerca de 200 ossos vão se formando e dando forma ao corpo, possibilitando o movimento e a proteção aos órgãos. Só que com a garotinha Janelly isso nunca chegou a acontecer.

Os médicos perceberam que algo estava errado com ela. De acordo com a mãe da garota, Janett, em entrevista ao programa da BBC Countdown to life ao médico Michael Mosley, "Desde que ela nasceu, senti que (ela) não era normal. Ela não crescia, não ganhava peso. Comecei a notar a partir das três ou quatro semanas de seu nascimento".

150930135802_janelly_color_ajustado_624x351_bbc_nocredit

Por conta da falta de ossos em seu corpinho, os médicos começaram a achar que a garotinha não passaria do primeiro aniversário. A recém-nascida não conseguia se mover, ficava paralisada em sua caminha e conectada a aparelhos.

De acordo com a equipe de médicos, Janelly possui uma variedade grave de hipofosfatasia, trata-se de um transtorno hereditário que afeta um em cada 100 mil bebês nascidos vivos, de acordo com as estimativas.

150930124129_janelly_paseando_624x351_bbc_nocredit

Janelly possui um gene defeituoso que age em sua cartilagem flexível e não permite que ela se converta em osso duro. Nove anos depois, a médica de Janelly, Jill Simmons, conseguiu um tratamento com um remédio especial e fez com que a garotinha tivesse seus ossos entrando em processo de desenvolvimento.

Atualmente, ela tem 9 anos de idade e se locomove em cadeira de rodas. A altura da criança não corresponde à idade, no entanto os ossos da menina não pararam de crescer e o seu tratamento continua. A esperança dos médicos é que ela melhore e tenha uma vida feliz ao lado dos pais e com ossos fortes e rígidos.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+