Aprenda como enviar mensagens sem internet e sem sinal

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      03/08/15 às 14h44

Se imagine na seguinte situação: você está viajando, e no meio da estrada seu carro quebra. Sem nenhum sinal de vida por perto, a solução mais óbvia é pegar o celular e ligar para alguém para pedir ajuda. Mas quando você olha para a telinha do seu smartphone, a "tragédia" se anuncia. Você está sem sinal e sem internet. Ok, mas e quem disse que pra mandar mensagens você precisa de algum desses? Isso mesmo, aprenda como enviar mensagens sem internet e sem sinal!

Existem aplicativos muito úteis que permitem o envio de mensagens sem a utilização de sinal de rede e internet. Mas como eles fazem isso? Um exemplo que está fazendo muito sucesso é o Jott Messenger. Com ele, é possível enviar mensagens de texto gratuitamente e sem precisar de uma conexão com a internet ou mesmo sinal de rede no seu celular. Mas como ele funciona?

Esse aplicativo faz uso das famosas redes mesh (ou "de malha"), que se aproveita das conexões Bluetooth ou do roteador do aparelho para realizar o tráfego dos dados. Porém, seu destinatário precisar estar a no mínimo 30 metros de distância para o app funcionar.

jott

 

FireChat

Outro app que pode mandar mensagens sem precisar de sinal de rede ou internet é o FireChat. Ele transforma o dispositivo (smartphone) em um roteador que, além de poder enviar mensagens, também serve como ponte para transmitir o conteúdo enviado por outras pessoas. São bastante eficientes em ambientes lotados como festas, shows e já foram até utilizados em protestos de países como Irã e Hong Kong.

Firechat

Ou seja, na hora do aperto e do desespero, quando não tem sinal de rede e muito menos internet, você já sabe o que pode te salvar.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+